O termômetro de rua do outro lado do calçadão marcava 32ºC no começo da tarde deste sábado (7), em Capão da Canoa. Após uma manhã marcada por nuvens, o sol veio com tudo e esquentou a areia da praia.
A temperatura elevada não desanimou os veranistas, que lotavam a beira-mar abrigados em guarda-sóis ou nas tendas. Para João de Matos, 46 anos, o calor do dia estava fácil de encarar. Morador de São Leopoldo, cidade do Vale do Sinos que costuma registrar máximas bem elevadas, o classificador de couros curtia a praia com a família.
— Lá derrete, aqui está fácil — brinca.
O filho dele, Pedro Henrique Matos, cinco anos, também arrumou um jeito de lidar com o clima quente e aproveitou para tomar um banho de mar.
— A água está um pouco gelada! — diz ele, sem perder a animação.
Perto dali, a temperatura ficou ainda maior. Com o fogo na churrasqueira e a carne assando, o empresário Claudinei dos Santos, 46 anos, afirmava, com convicção, que não estar sofrendo sentado do lado.
— Está bom, eu tenho que cuidar do assador — comenta o morador de Farroupilha que aposta na cerveja gelada para amenizar o calor.
Para quem trabalha, o clima quente exige cuidados.
— Muito protetor solar e chapéu — afirma o vendedor de açaí Caio Gabriel, 18 anos, que esperava aumentar as vendas com o calor.
Desde sexta-feira (6), o Rio Grande do Sul atravessa uma onda de calor que deve durar até o final da próxima semana. Isso significa que todas as regiões do Estado devem registrar temperatura alta pelos próximos dias. Em algumas cidades, como Uruguaiana, na Fronteira Oeste, termômetros podem bater os 40°C.
Como se proteger do sol na beira da praia
- Usar protetor com FPS 30, no mínimo, e que tenha a proteção UVA também (indicada no rótulo do produto
- Chegar na praia já protegido, em vez de aplicar o produto somente na areia
- Reaplicar o protetor a cada banho de mar e de hora em hora durante a exposição solar
- Evitar exposição solar no horário entre 10h e 16h
- Evitar até mesmo os banhos de sol - o correto é manter-se na sombra
- Incrementar a proteção com chapéu, boné, óculos de sol e guarda-sol
- Passar protetor solar é um hábito que deve ser adquirido ainda na infância