A 65 quilômetros de Pelotas e a 200 quilômetros de Porto Alegre, o município de São Lourenço do Sul, no Litoral Sul, tem uma das melhores estruturas turísticas de toda a região. Com três praias de água doce, os balneários possuem ampla oferta de hotéis e pousadas. Com uma orla revitalizada e bons espaços de lazer, as praias oferecem um visual encantador. Segundo a prefeitura, os números da próxima temporada devem ser cerca de 20% maiores que os do verão passado.
O município tem as datas comemorativas de fim de ano e o Carnaval como principais momentos de alavancar o turismo. Segundo o administrador da Laguna Alugueis Rogério Schwartz, os números para a próxima temporada são mais animadores do que os ano passado. A procura por hospedagens está intensa e já existem modalidades de quartos esgotados.
— Com certeza o movimento para este ano está maior, as pessoas começaram a buscar com mais antecedência e, agora, muitas estão já projetando outras datas ao longo do ano — comemora o administrador.
Entre as novidades para esta temporada, está a ciclofaixa anexa à orla, que proporciona aos ciclistas trafegarem admirando o belíssimo visual da Lagoa dos Patos. Além disso, uma roda gigante foi instalada nos últimos meses na praia da Barrinha. O camping municipal recebeu reparos e está de portas abertas para os mais aventureiros que preferem acampar ou estacionar motorhomes.
Além das praias, São Lourenço também oferece um roteiro histórico. A rota pomerana permite que turistas conheçam um pouco mais da cultura povo vindo da extinta Pomerânia – região entre Alemanha e Polônia. O roteiro preserva as tradições, lendas, danças e dialetos. Para fazer o passeio, é necessário agendar com antecedência por meio deste site — cada atração custa R$ 10, e são 10 empreendimentos, no total. O município do sul do Estado é tido como um dos principais redutos de pomeranos no país.
Outra opção são os passeios de escuna, que têm ponto de partida da Avenida Getúlio Vargas, nas margens do arroio. Os passeios custam a partir de R$ 30 e incluem parada para banho.
Na parte gastronômica, pratos com frutos do mar e receitas da culinária alemã fazem parte dos cardápios dos principais restaurantes da cidade. Além disso, não faltam opções de bares e lanchonetes perto da orla. Um dos locais mais conhecidos da cidade e parada obrigatória para os visitantes é a sorveteria Docati. O empreendimento funciona há 29 anos. Durante a Copa do Mundo, por exemplo, a empresa oferece um cardápio especial com sabores que fazem alusão às seleções. Os preferidos do público até agora são os sorvetes de cuca, representando a Alemanha, e de alfajor, que simboliza a Argentina.
Confira as outras partes desta reportagem: