Em um intervalo de dez horas, 30 pessoas foram autuações por embriaguez ao volante em mais uma ação de fiscalização do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) de Xangri-Lá, no Litoral Norte. Entre os flagrados, um motorista foi preso por dirigir embriagado.
De acordo com o CRBM, o homem, de 43 anos, não aceitou realizar o teste do etilômetro e fugiu da abordagem, realizada na Estrada do Mar. Ele ainda investiu contra os policiais, sendo contido e levado à prisão. O homem acabou preso em flagrante, mas, após pagar fiança de cerca de R$ 2,5 mil, deixou a Delegacia de Polícia de Capão da Canoa.
Ao todo, 150 condutores foram abordados para realizar o teste entre 22h deste sábado (26) e 8h deste domingo (27). Deste total, seis tiveram o resultado positivo para o consumo de álcool.
Outros 23 motoristas fiscalizados se recusaram a fazer o teste, e, conforme determina a legislação brasileira de trânsito, foram autuados por embriaguez no volante. Todos tiveram ainda a carteira de habilitação retida e o veículo recolhido.
O Comando Rodoviário da Brigada Militar destaca que os flagrantes realizados nas últimas horas não têm, necessariamente, relação com o aumento de circulação de veículos durante o período do Carnaval. Em ações anteriores realizadas durante a Operação RS Verão Total, números semelhantes de autuações já haviam sido registrados.