Quem gosta de aproveitar Feira da Agricultura Familiar na Expointer, em Esteio, pode diminuir um pouco da saudade em Torres, no Litoral Norte. Desta quinta-feira (24) até a próxima terça-feira (1°), ocorre a 9° Feira da Agricultura Familiar no município, reunindo 55 expositores de 40 cidades.
O evento oferece produtos alimentícios variados, como queijos, geleias, cucas, sucos e cachaça, além de artesanato e floricultura. Esta é a 9° edição da feira em Torres. No ano passado, a realização não foi possível em função da pandemia.
Por conta disso, a volta da Feira é bastante celebrada pelos produtores. A proprietária de uma queijaria junto com a família em Ivoti, Débora Staudt, de 38 anos, afirma que todos estavam ansiosos para volta.
— Durante a pandemia, trabalhamos muito por tele-entrega. Mas, o contato com os clientes é importante. A "provinha" dos produtos ajuda muito nas vendas — destacou.
Para o acesso à feira é preciso usar máscara, mas está permitida a volta da degustação dos produtos. No local, há álcool gel e lavatório para as mãos na entrada. A aposentada Ana Maria Mendes, de 70 anos, concorda com a importância da degustação. Na primeira volta pela feira, ela já tinha provado salames, rapaduras e um suco de butiá.
— Compramos salame e umas rapadurinhas. Moro aqui em Torres e estava muito ansiosa pela volta da feira — disse ela enquanto provava algumas cachaças com o filho.
Além de conhecer as novidades, os visitantes também buscam produtos tradicionais que possuem um significado especial. O casal Cextílio Giacomini, de 70 anos, e Elaine Giacomini, de 65, passeava pelo local em busca de produtos específicos.
— Tem coisas muito boas aqui e com preço honesto. Estamos levando umas goiabadas, marmeladas e figadas que lembram as que a minha mãe fazia quando era criança — afirmou Cextilio.
Conforme a Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag), a volta das feiras é fundamental para que os produtores possam incrementar a renda, afetada não só pela pandemia, mas também pela estiagem.
— Com o evento, as famílias ligadas à agroindústria têm mais uma oportunidade de geração de renda e, com isso, podem ter mais esperança para investir. Além disso, é mais uma oportunidade de encontro das famílias no litoral — ressaltou o coordenador da Feira, Jocimar Rabaioli.
Confira:
- Onde: Avenida Itapeva, junto à Praça 15 de Novembro, centro de Torres.
- Dias de funcionamento: 24 de fevereiro a 1° de março
- Horário: 14h às 23h entre os dias 24 e 28 fevereiro e das 9h às 16h no dia 1º de março