Nem só de praia e trilhas estão cercados os moradores e turistas que aproveitam o verão no Litoral Norte. Montes de areia que se perdem no horizonte, as dunas entre as praias de Cidreira e Tramandaí também são opção para quem quer relaxar e apreciar a vista durante o veraneio. De lagoas com água quente a skibunda, o local oferece opções para quem quer mudar de cenário e deixar a orla para lá.
Enquanto percorrem a areia, muitos veranistas aproveitam para fazer pausas e se refrescar. Um dos espaços favoritos é o Cantinho da Lagoa, que fica às margens da Lagoa da Fortaleza, em Cidreira. Costeado pelas dunas, o local oferece águas quentes e tranquilas para quem quer descansar, e é especialmente convidativo para famílias com crianças pequenas. No espaço, também é possível praticar esportes náuticos como windsurf, kitesurf, canoagem e stand up paddle.
A calmaria da água é o que mais atrai o operador industrial José Júnior dos Santos, 31 anos, que mora em Cidreira com a família. Na tarde deste sábado (22), ele, a esposa e as duas filhas, de cinco e 11 anos, aproveitavam a água. Com a caçula, Mariana, Santos construía castelinhos de areia na beira da lagoa.
— A água é mais calma, é quente. Dá para sentar aqui na beira e ficar brincando com elas. Se for no mar, tem onda mais forte, é gelado. Aqui é mais tranquilo. Como tem guarda-vidas, a gente também se sente mais seguro — explica.
Quem também prefere a lagoa no meio das dunas em vez da praia é a família da enfermeira Bruna Fidelis, 26 anos, que veraneia em Magistério. Com cadeiras e guarda-sol, elas se protegem do sol forte e podem aproveitar a água com uma preocupação a menos:
— Aqui não tem água-viva! Minha irmã sempre acaba se machucando com alguma quando entramos no mar, então agora ficamos aqui na lagoa. Também tem menos pescador, menos linha. Também acho a água mais clara — comenta Bruna.
Por volta das 16h, o lugar lotou, com dezenas de veranistas que trazem cadeiras, cooler, caixas de som e guarda-sol para passar o dia.
Também há outras opções de lagoas que podem ser encontradas ao percorrer as dunas, como a do Manuel Nunes e a do Gentil.
Nos chamados Lençóis Cidreirenses, casais e famílias percorriam os morros de areia no sábado, admirando a paisagem e aproveitando para fotografar a vista.
Foi no objetivo de conhecer o local — e para fugir do calorão de Porto Alegre — que a servidora pública Aline Dal Mollin, 53, se deslocou até as dunas pela primeira vez. Ela conta que se encantou com a vista:
— Eu ainda não conhecia e estou apaixonada. É um passeio que vale a pena demais, estou muito feliz de ter vindo, e com certeza vamos voltar. Esse local é um orgulho para gente, tem de estar na lista de lugares para conhecer, sem dúvidas.
Apesar de um tanto cansativa, com sobe e desce entre os montes, a caminhada pelas dunas vale a pena, segundo o casal Alexander Souza, 26, e Daiane Medeiros de Souza, 27, que vive em Alvorada e passa a temporada em Cidreira:
— Não chega a queimar o pé porque a areia se mexe bastante, mas é bastante espaço para percorrer. A gente costuma ficar mais na praia, mas decidiu vir para conhecer. É muito bonito, vale a pena mesmo — avalia Alexander.
As altas montanhas de areia também são opção para quem quer praticar atividades como o skibunda, em que é possível deslizar pelas dunas em uma prancha. O casal Ettiely Buchmann, 26, e Jaime Ubirajara Wichmann, 37, aproveitou para descer junto em uma das vezes. Jaime ainda levou os afilhados, que também se divertiam descendo pela areia.
— A gente normalmente passava de carro e via as dunas de longe. Mas hoje decidimos parar e vir até as dunas. É muito bonito. Trouxemos a prancha, é uma opção legal até para gastar a energia das crianças — conta Ettiely.
A família, que é de Taquara e passa o verão na praia de Santa Terezinha, também se encantou com o pôr do sol no local, que colore o céu e sombreia a areia com diferentes formas.
Como chegar e o que levar
Perto das dunas, há poucas opções para comprar lanches e bebidas. Por garantia, o ideal é levar de casa. É bom caprichar no protetor solar e ir com roupas leves e confortáveis. Óculos de sol, chapéu e viseiras também ajudam a amenizar os efeitos do calor durante o passeio.
As dunas e lagoas mencionadas ficam às margens da RS-786, entre as praias de Cidreira e Tramandaí. No caminho pela rodovia, há placas indicando estradas de acesso ao local.