O próximo domingo (22), início do verão, é o dia mais longo do ano, aquele que recebe a maior quantidade de luz. O sol nascerá às 5h21min e irá se por às 19h25min, segundo a Somar Meteorologia. Este será o primeiro verão desde 1985 sem o adiantamento dos relógios nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Além de ser a dona da data com mais horas de sol em 365 dias, a estação que inicia neste domingo pode influenciar no humor das pessoas, segundo a psicóloga e escritora Marilene Kehdi, pós-graduada em psicossomática e psicopatologia, geriatria e gerontologia social.
Marilene ressalta que isso ocorre exatamente neste período devido à maior quantidade de luz solar, responsável por ativar a produção do hormônio do bem-estar, a serotonina - responsável por regular o sono, o ritmo cardíaco, o apetite, os movimentos, a sensibilidade à dor, a temperatura corporal, as funções intelectuais e o humor.
— O clima tem influência no humor e no comportamento. No verão, as pessoas tendem a ficar mais animadas, com vontade de sair e interagir. No inverno, ao contrário, se recolhem, ficando mais introspectivas e isoladas — explica.
Marilene ressalta que eventos extremos como furacões, secas e ondas fortes de calor são gatilhos para transtornos como ansiedade, estresse pós-traumático, depressão e rebaixamento do humor.
Já a doutora em psicologia social, professora e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha e ex-coordenadora do GT de Psicologia Ambiental da Sociedade Interamericana de Psicologia, Camila Campos, pondera que não se pode ter uma relação direta entre as estações e as alterações de ânimo. Baseada em estudos realizados em países nórdicos, ela explica que é preciso também estar atento aos sintomas biopsicossociais que envolvem os fenômenos humanos.
— Estudos mundiais dizem que, efetivamente, nas mudanças de estação as pessoas apresentam modificações de humor. E isso ocorre mais do verão para o inverno, e não ao contrário. Claro, existem aspectos fisiológicos que o sol desencadeia no nosso corpo, fazendo com que a gente se sinta melhor. Mas o que temos de conhecimento sobre o quanto o verão impacta de forma positiva no nosso humor está mais relacionado às nossas experiências do que em resultados científicos — argumenta.