Os guarda-vidas que irão atuar no litoral gaúcho na Operação Verão, que inicia no dia 21 de dezembro, irão contar com 12 motos aquáticas para resgate de banhistas. O anúncio foi feito pelo chefe de Assessoria de Operações e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros, major Isandré Antunes de Souza, em entrevista ao Estúdio Gaúcha na noite desta sexta-feira (13).
Conforme o oficial, será a primeira vez em 20 anos que os equipamentos serão usados em todo o litoral. Das 12 motos, cinco estão com o processo de licitação concluído e devem ser entregues até o início da operação. Os demais são esperados até a segunda quinzena de janeiro. A operação vai até o dia 2 de março. Os quadriciclos, comprados na última temporada, também serão usados para aumentar a área de atuação.
Neste veraneio, o número de guarda-vidas será de 1050, um acréscimo em relação ao último ano, que contou com 1030 agentes. A maioria é composta por bombeiros e policiais militares, com o reforço de guarda-vidas civis contratados de forma temporária.
A expectativa do governo é que todos iniciem a operação no dia 21, já com a cobertura completa. Na temporada de 2018-2019, o efetivo começou reduzido por causa de um atraso na formação dos civis. Além do litoral, os agentes também vão operar nas praias de rios e lagos.