Às 17h20min de domingo (3), ao som de Alalaô, foi oficialmente aberta a pista do baile infantil da Praça Flávio Boianovski, em Capão da Canoa. Organizadas pela Associação dos Amigos da Praça Flávio Boianovski, as festas para adultos e crianças já são tradicionais entre os veranistas e moradores da praia.
— No começo do veraneio, as pessoas já nos cobram: vai ter Carnaval? — conta Eloi Demeda, responsável pelo financeiro da Associação.
Nesta tarde, o show de fofura ficou por conta dos pequenos foliões: rainhas Elsas, unicórnios, super-heróis e piratas se divertiam com confete e serpentina ao som de Meu Pintinho Amarelinho e Sítio do Pica-Pau Amarelo. Assim como na festança dos adultos, a versão para os pequenos também tem uma corte formada. Cabe ao rei momo, rainha, princesas e miss simpatia agitarem a pista.
Frequentadora do bailinho "desde que nasceu", a miss simpatia deste ano, Isis Boeira Linder, nove anos, explica qual é a sua função na folia:
— Me divertir!
Quando questionada sobre como conquistou o título, ela não titubeia e dispara:
— Sendo simpática, ué.
A mãe da pequena, Melissa Boeira, confirma que ambas frequentam a festa da praça há anos, desde que Isis era um bebê de colo.
— É um ambiente super família. Hoje, é difícil ter festa de rua assim, mas aqui é muito seguro.
Quem também participa das atividades da praça é Amanda Tarragô Nene de Oliveira, este ano eleita rainha da corte do Carnaval. Fantasiada de cigana, traje que ela mesma escolheu, a guria de oito anos saracoteava com as amigas debaixo das tendas armadas no meio da praça.
— Nós nem vamos a clubes por que gostamos mesmo de ficar aqui — conta a mãe da menina, Cintia Tarragô Nene.
Participar dessa festa comunitária também faz parte da rotina da moradora de Capão Daiane Moraes. Ela também afirma que deixou de levar a pequena Maria Cecília nos clubes para curtir a função na rua mesmo.
—Aqui é melhor e ela sempre vem — falou enquanto sua “unicórnia” se divertia com um saco de confete.
Por trás da folia, quem se orgulha da junção de gente de todo o Estado é o diretor social da Associação, Urbano Knorst. Ele relembra que há 11 anos, quando a festa de adultos começou — a versão infantil tem cerca de oito edições — havia apenas 50 pessoas pulando Carnaval, e hoje, o número já passa dos milhares.
— Saio cansado, mas realizado — desabafa.
Tudo isso por que a folia não para: desde ontem, a Praça está em festa. O baile dos adultos reuniu mais de duas mil pessoas no sábado e deve angariar novos foliões entre hoje (3) e amanhã (4). Ao som das tradicionais marchinhas, o baile dos adultos tem gente de todas as idades e cidades.
À frente do bloco Câmbio da Folia, que desfilou no sábado, a professora de Educação Física Roseli Luiz mobilizou os alunos de câmbio (vôlei adaptado) para a função deste ano.
— A nossa turma é sócia (da Associação), então nos reunimos e eles aderiram _ explicou, citando que a maior parte da corte dos adultos é composta por seus alunos.
— É quase um monopólio! — divertiu-se.
A programação do Carnaval na Praça Flávio Boianovski continua nesta segunda, a partir das 17h, com o baile infantil, e às 21h com o adulto. A praça fica entre a Avenida Paraguassu e a Beira-Mar, na zona nova de Capão. A entrada é franca e o local conta com banheiros químicos, segurança privada e da Brigada Militar e Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).