Um decreto editado neste sábado (9) proibiu a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no calçadão de Capão da Canoa. A prefeitura tomou a medida após uma noite de brigas e vandalismo na sexta-feira, quando os letreiros da cidade foram pichados e placas foram arrancadas. Pela nova regra, nenhum ambulante poderá vender cerveja e destilados no trecho do calçadão entre as avenidas Poti e Flávio Boianovski.
Também será coibido o consumo exagerado de bebidas e reforçada a fiscalização para evitar o uso de drogas. Conforme o secretário da administração da prefeitura, Raphael Ayub, a fiscalização será feita à noite e à madrugada por agentes da prefeitura, com apoio da Brigada Militar e Polícia Civil.
— Não podemos mais tolerar que algumas pessoas passem a noite e a madrugada bebendo no calçadão, causando brigas e danificando o patrimônio público — explica Ayub.
Conforme o secretário, embora o decreto proíba o consumo de bebida no local, a fiscalização terá margem de tolerância, e serão abordadas apenas pessoas que demonstrem, pelas atitudes, terem consumido em exagero. Nesse caso e também se for flagrada a venda, os envolvidos serão levados à delegacia para assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Se houver menores envolvidos, será acionado o Conselho Tutelar.
— Claro que se alguém passar tomando uma lata de cerveja, civilizadamente, não será abordado — garante Ayub. — Mas a venda está totalmente proibida.