O Corpo de Bombeiros está procurando um adolescente de 13 anos que desapareceu no mar na tarde desta terça-feira (25) em Balneário Pinhal, no Litoral Norte. O padrasto dele chegou a ser retirado do mar, mas morreu em atendimento no posto de saúde. Um outro homem segue internado.
Conforme o registro na Polícia Civil, os três estavam tomando banho no mar, quando Júlio Juan Alvares Silveira, 13 anos, começou a se afastar. O padrasto, Alex da Rosa Gonçalves, 41 anos, tentou puxar o menino de volta, mas não conseguiu. Alex e o outro homem foram resgatados por uma equipe de guarda-vidas volante, que estava passando pelo local.
Conforme o coordenador da Operação Golfinho no Litoral Norte, tenente-coronel Jefferson Ecco, eles estavam entre as guaritas 206 e 205, que ainda não estão cobertas com guarda-vidas.
— Eles entraram no mar em um local sem guarda-vidas. A gente sempre orienta que procurem uma área com vigilância. Infelizmente eram três em situação de risco — lamentou o coordenador.
Os locais só devem ser vigiados a partir do ingresso dos guarda-vidas civis, o que deve ocorrer ainda nesta semana. As guaritas 207 e 204, que eram as que estavam com guarda-vidas, ficam a mais de 400 metros do local. A orientação é sempre se banhar, no máximo, a 150 metros de distância de um desses postos.
Ecco ainda ressalta que, como o mar está mais "convidativo" do que o ano passado, o número de resgates acaba sendo maior. Neste ano, foram realizados 34 resgates (13 apenas no feriadão), contra 21 no mesmo período do ano passado. Com relação às intervenções preventivas, foram 12 mil contra 4 mil no último veraneio.