Iniciada no último dia 15, a Operação Verão realizou 29 salvamentos nas praias dos litorais Norte e Sul e nas águas internas do Rio Grande do Sul. No mesmo período do ano passado, foram 17 resgates.
A maioria dos salvamentos aconteceu nas praias do Litoral Norte, onde 21 pessoas foram resgatadas. Os outros oito casos ocorreram em águas internas. Somente na segunda-feira (24), véspera do Natal, foram quatro salvamentos. Nenhuma morte foi registrada.
Segundo o coordenador da Operação Verão no Litoral Norte, tenente-coronel Jefferson Ecco, a explicação para o aumento de ocorrências está nas condições do mar e do clima. Com águas mais claras e temperaturas mais altas, o banho está mais convidativo do que em 2017.
Ecco alerta que os locais que exigem maior atenção dos banhistas são a Barra do Rio Tramandaí, em Imbé, onde quatro pessoas já foram retiradas da água nos últimos dias, e as praias da Cal e da Guarita, em Torres, que tiveram dois casos cada.
Nesta terça-feira (25), feriado de Natal, as praias do Litoral Norte estão com bandeira amarela. Isso quer dizer que o mar apresenta buracos médios e corrente moderada, exigindo atenção dos veranistas.