Para o verão de 2024/2025, Cidreira prepara melhorias nos principais calçadões que dão acesso à praia. Com 17 mil habitantes, o município do Litoral Norte chega a triplicar de população nos finais de semana de veraneio.
Na terça-feira (26) pela manhã, o casal José Fernando Migliavacca, 69 anos, aposentado, e Lídia Migliavacca, 56, esteticista, passeava pelo Calçadão Kanitã e comentava as mudanças, elogiando as melhorias e a limpeza da beira da praia.
— Estava tudo muito velho, muito feio. Nossa praia estava muito deixada de lado, mal cuidada. Ficou bom, está tomando jeito — afirmou Lídia, comentando que as mudanças foram feitas pouco antes da eleição.
O casal ressaltou, entretanto, que ainda é preciso “melhorar muito”: na limpeza e na recuperação de ruas – a rua onde moram, por exemplo, alaga quando chove –, na coleta de lixo na praia e na recuperação de guaritas de guarda-vidas.
As obras que foram licitadas devem ser finalizadas até 15 de dezembro, conforme o prefeito Elimar Tomaz Pacheco (PSDB):
— Limpeza e capina estão acontecendo. Devido a eventos climáticos, algumas obras atrasaram muito. Calçadões estamos recuperando e limpando, as ressacas danificaram.
Confira as obras e melhorias em Cidreira:
- Recuperação do Calçadão Kanitã, com pavimentação do entorno e do estacionamento e playground. As escadas de acesso à Beira-mar estão sendo construídas
- O calçadão João Rios passou por limpeza e passará agora por repaginação. Algumas escadas também serão trocadas ou recuperadas
- Limpeza da praia, com capina, pintura de meio-fio e poste
- Recuperação e limpeza das partes mais críticas das ruas e avenidas e da canalização, destruídas pela chuva
Apesar dos investimentos, Vinicius Miguel, 31 anos, reclamou à reportagem das lâmpadas queimadas no calçadão principal. O desenvolvedor de TI tem visto obras na cidade, como a pavimentação finalizada em frente a um mercado. Algumas, entretanto, não têm avançado desde a eleição, como na frente do Colégio Raul Pila, onde há buracos, segundo Miguel. O morador também relatou falta de luz e de água constantes na cidade.
— A cidade, ao meu ver, está muito feia. Não tem capina, não tem pessoal que cuida das calçadas, a prefeitura não obriga ninguém a cuidar das casas, está tudo fechado, tudo atirado — reclamou.
De acordo com o prefeito, os pontos levantados pelos moradores estão sendo recuperados, porém, o chefe do Executivo reforçou a Zero Hora que o ano foi atípico devido aos efeitos climáticos. Em função da ressaca e de ventos fortes, as guaritas serão substituídas, e o restante passará por reforma.
Expectativa para o Réveillon
No Réveillon, são esperadas em torno de 25 mil pessoas na cidade, conforme a prefeitura. No dia 14 de dezembro, ocorre a abertura da temporada de verão do governo do Estado. Quanto aos eventos da cidade, entre os dias 12 a 14 de dezembro ocorre a Feira do Livro; e, de 20 a 24 de dezembro, a Feira de Natal. A programação a partir de 30 de dezembro está sob a responsabilidade da nova gestão.
Em 2025, Gilberto da Costa Silva (Pode) assume a prefeitura. A comissão de transição de governo informou que é necessário mais conhecimento, de forma ampla e irrestrita, para traçar linhas de trabalho e melhorias.