O município de Xangri-Lá, no Litoral Norte, costuma receber 300 mil pessoas aos finais de semana durante o verão, 18 vezes o número de sua população. Para a temporada 2024/2025, as novidades incluem a pavimentação de um novo trecho da Avenida Beira-Mar e de vias da cidade.
A prefeitura salienta que muitas obras tiveram atraso devido ao período chuvoso, mas que o município estará em “plenas condições” até o início do alto período de veraneio.
— A cidade está preparada. Tem algumas partes ainda que foi comprado asfalto para fazer o recapeamento. A expectativa é de muito movimento, acredito que maior do que os outros anos — avaliou o prefeito Celso Bassani Barbosa (PSDB), citando o aumento na procura de aluguéis e nas construções.
A reportagem visitou o município na segunda-feira (25) e encontrou a beira da praia ainda vazia, mas com calçamentos e pavimentos adequados, e obras em andamento em alguns pontos.
No comércio, o trecho em obras da Avenida Paraguassú tem dificultado o fluxo, conforme os trabalhadores. Proprietário da loja Portal Sorvetes, Bruno Portal, 30 anos, relatou que a obra começa e para, sem continuidade e avanços, desde o ano passado.
— Eu acho que falta infraestrutura para o veranista mesmo. Infraestrutura na beira-mar, na Paraguassu, na cidade toda para receber essa população — apontou.
Em um bazar em outro ponto da avenida, Julieta Fagundes, 45 anos, relatou que as portas dos comércios precisam ficar fechadas devido à sujeira.
— Agora, para o verão, a gente espera ter uma venda melhor, só que daí, com essa obra, a gente não sabe como vai ser — lamenta.
A moradora elogiou a saúde e a educação do município. A sua principal reivindicação, entretanto, é uma Avenida Beira-Mar mais estruturada, tanto para uso dos veranistas quanto da população durante o ano. Os novos calçamentos já são o passo inicial, e as obras vêm para melhorar, mas devem demorar, reconheceu Julieta.
A condição de diversas vias, esburacadas e sem asfaltamento, é um problema comum às cidades do Litoral Norte visitadas por Zero Hora. A prefeitura informou que iniciará uma operação tapa-buracos nos próximos dias e salientou que a Avenida Diamante, por exemplo, foi recapeada.
Por nota, a prefeitura informou que a obra na Avenida Paraguassu é de grande porte – envolvendo drenagem, rebaixamento de solo e outros fatores –, o que, assim como em outras obras, gera transtornos. “O benefício dela, quando pronta, vai superar o transtorno em curto prazo”, conforme o texto. A chuva atrapalhou o andamento, de acordo com a prefeitura.
Quanto à infraestrutura na praia, os quiosques já estão instalados. Além disso, a estrutura à beira-mar está sendo construída, e quando for finalizada, atenderá a comunidade. A prefeitura destacou, ainda, que há obras e investimentos de norte a sul – foi finalizada a construção de uma escola em Rainha do Mar, está sendo construído o novo posto de saúde, além da troca de pavimento de diversas ruas.
Devido à cobrança do município, a CEEE Equatorial está realizando melhorias junto ao pórtico do bairro Guará, na estação de energia, para mitigar a constante falta de luz.
Confira as obras e melhorias em Xangri-Lá:
- Melhoria do acesso à praia, com calçadão. Na Avenida Beira-Mar, o trecho entre a Rua Rio Guarita e Balneário Remanso está em pavimentação. Faltam ainda trocas de postes e instalação da tubulação de drenagem. Também está em processo de liberação junto à Caixa do trecho da rua Rio Guarita a Rio dos Índios, na divisa de Capão da Canoa, para posterior licitação, pois a verba é federal
- Duplicação da Av. Paraguassú, com quatro frentes de ação, que envolvem remoção do asfalto, colocação da calçada e drenagem
- Pavimentação da Avenida Interbalneários, que interliga os balneários da Zona Sul, e da Avenida Parque Central, lado norte, que possibilita interligação com Capão da Canoa, com saída na Avenida José Serafim de Souza, criando outra alternativa, para além da Paraguassú
- Pavimentação de ruas do município, que já estão finalizadas ou em processo de finalização
- O novo posto de saúde 24 horas do município está em construção
- Substituição gradativa das lâmpadas a vapor por LEDs. Nos próximos dias, também iniciará a instalação da iluminação da Avenida Beira-Mar
- Melhoria da infraestrutura ao redor da Saba, para acesso ao Planeta Atlântida e para os moradores locais
- Passarelas de acesso à praia estão sendo revisadas e estão em recuperação e reconstrução onde há necessidade
- Guaritas de guarda-vidas estão em revisão e recuperação onde há necessidade
- Decoração de Natal já está em licitação, com abertura do pregão no dia 8 de dezembro
Programação para o veraneio
Ao longo do verão, são esperadas 150 mil pessoas em Xangri-Lá durante a semana, número que salta para 500 mil em datas especiais.
O município já prepara eventos para a temporada: show gospel com Fernandinho, no dia 21 de dezembro, na praça Ramiro Corrêa; pequenos shows nas praças a partir do dia 15 de janeiro, até o Carnaval; e o Paleta Atlântida, no dia 25 de janeiro.