O combo festas de final de ano, dias mais quentes e chegada do período de férias, principalmente, as escolares, leva milhares de gaúchos para o litoral do Rio Grande do Sul anualmente. Amado por uns, odiado por outros, o terreno litorâneo do Estado é conhecido por suas praias com longas extensões de terra e pouca presença de elementos naturais, além de dunas.
A reportagem pegou a estrada e seguiu viagem pelas praias mais populares do RS. A intenção: mostrar como os pequenos municípios e balneários estão se preparando para receber os turistas. A jornada começou pela praia de Quintão, distante cerca de 120 quilômetros da Capital. Perto dali, também se passou por Magistério, Balneário Pinhal e Cidreira. Depois, mais ao norte, conferimos a situação que espera os veranistas em Balneário Mariluz.
Nas três primeiras, a sensação é mais delicada, principalmente em Quintão. Em Magistério e Pinhal, ambas praias de Balneário Pinhal, ao menos se nota a continuidade dos serviços de manutenção, como capina e limpeza das vias, além do visível preparo para receber os turistas.
Mais ao norte, as praias estão com trabalhos mais avançados para o verão. De Cidreira a Mariluz, as condições estão melhores em relação as praias visitadas mais ao sul.
A blitz avaliou pontos como limpeza e infraestrutura na região da beira-mar e da orla de cada local. Além disso, ainda observamos a qualidade das ruas mais movimentadas, que costumam receber um tráfego mais intenso nos dias de verão.
Confira a situação em cada praia
Quintão
- Praia: o acesso principal à praia está complicado, com mato crescendo e uma sensação de falta de serviços na públicos na região.
- Orla: o calçadão está com algumas pedras soltas, partes tomadas por areia e alguns bancos quebrados. Ainda há pontos com descarte de lixo e caliças de obras.
- Infraestrutura: a parte da beira-mar está com as guaritas de salva-vidas em estado razoável. Existem alguns quiosques fixos na areia, mas bem distantes um do outro. Alguns dos chuveirinhos da praia não estavam funcionando no dia da visita.
- Ruas: as vias mais próximas da praia não estão em bom estado. O paralelepípedo apresenta irregularidades, como buracos. A reportagem ainda presenciou um vazamento de água no dia da visita.
Magistério
- Praia: a areia está limpa, com apenas alguns pontos com descarte de lixo. Porém, assim como em Quintão, não foi notada presença de lixeiras na beira-mar.
- Orla: o calçadão é bem pequeno, mas está cuidado, sem mato alto ou presença de muito lixo. Existe um canal de água que corta a praia e vai até o mar. Neste ponto, há alguns materiais como garrafas de plástico e de vidro.
- Infraestrutura: a praia não tem muitas opções à beira-mar. Não há quiosques instalados na areia, somente as guaritas de salva-vidas estão no local, aparentemente, aptas para a temporada. Existem chuveirinhos na praia, mas não estão em bom estado.
- Ruas: a via de acesso à praia está em bom estado, mas ela é de mão dupla. O lado que leva ao mar é asfaltado, o outro lado é de paralelepípedos. Existem alguns buracos na pista, principalmente, na pista de paralelepípedo. Ainda há um canteiro com banheiros e pracinha.
Pinhal
- Praia: a beira-mar é limpa, sem pontos de concentração de lixo ou sinais de abandono. A falta de lixeiras é um ponto em comum com os outros locais visitados.
- Orla: a área é bem cuidada e conta com uma praça. Os canteiros não estão com grama alta e não há descarte irregular de lixo no local.
- Infraestrutura: as guaritas de salva-vidas estão em bom estado. Estão sendo construídos novos quiosques na beira-mar. Os chuveirinhos da praia estão funcionando.
- Ruas: o acesso é tranquilo, as ruas estão em bom estado de conservação. Quase não há buracos.
Cidreira
- Praia: a faixa de areia está bem cuidada. O local é limpo e de fácil acesso.
- Orla: o calçadão aparenta ter sido reformado para a temporada. Foram instalados bancos, lixeiras e estruturas de madeira com intuito de melhorar a contemplação da praia.
- Infraestrutura: existem bares na beira-mar, assim como alguns quiosques na praia. As guaritas de salva-vidas aparentam estar em condições, mas algumas ainda precisam de reparos. Há chuveirinhos instalados na praia, estão funcionando. O banheiro público do local estava fechado.
- Ruas: as vias da beira-mar estão em bom estado, com asfalto e sem buracos.
Mariluz
- Praia: quase não há lixo na faixa de areia, mas alguns comerciantes relataram que a falta de lixeiras incomoda. Por conta própria, eles pretendem colocar tonéis próximos aos quiosques durante o verão.
- Orla: a área é limpa, com alguns bares e quiosques. A reclamação é somente quanto ao vandalismo em pontos da orla.
- Infraestrutura: as guaritas de salva-vidas estão fechadas, com isolamento feito por tapumes de compensado. Além dos bares e quiosques, ainda há um pequeno calçadão. Assim como nos outros locais visitados, não há muitas lixeiras na região.
- Ruas: o acesso nas vias mais próximas da praia é tranquilo. As pistas estão em bom estado de conservação, sem necessidade de alguma manutenção mais urgente.
O que dizem as prefeituras
Quintão
O secretário de planejamento de Palmares do Sul, Manoel Jober Dias de Souza, garantiu que, a partir desta segunda-feira (17), serão iniciados os trabalhos de verão na praia do Quintão. Segundo ele, 12 funcionários terceirizados farão a limpeza e capina da beira-mar e das avenidas principais, como a Esparta e a dos Bancários. O serviço se estenderá até o final da temporada, no dia 15 de março. Além dos terceirizados, outros oito servidores da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito farão os reparos no calçadão, em bancos quebrados e em algumas vias. Ainda conforme o secretário, duas guaritas de salva-vidas que estão quebradas serão substituídas por novas.
Pinhal e Magistério
A administração de Balneário Pinhal, responsável pelas praias de Pinhal e Magistério, explicou que, desde novembro, está trabalhando com o projeto Praia Limpa, que conta com cerca de 40 funcionários extras para auxiliar na limpeza das praias durante o verão. Segundo o secretário de administração Erón de Oliveira, os serviços se intensificarão nos próximos dias:
— Ainda vamos avançar até Magistério, onde também serão feitos reparos na orla. Quanto a retirada dos quiosques, Erón explica que é um processo normal. Conforme o secretário, os comércios são desmontados durante a baixa temporada. Acreditamos que até o dia 21 ou 22 de dezembro, os quiosques já estejam novamente em atividade — projeta.
Cidreira
Sobre as guaritas de salva-vidas que estão precisando de reparos, o secretário de administração, João Pedro Roso, garante que os trabalhos serão iniciados no próximo dia 15. Segundo ele, até o Natal os locais estarão prontos para receber os salva-vidas. Quanto aos banheiro público da orla, o secretário explicou que ele não abrirá e que já estão sendo instalados banheiros químicos para atender os veranistas. A programação de verão em Cidreira começa no dia 15, com eventos voltados aos festejos de Natal.
Mariluz
Segundo a administração da cidade quanto à reclamação de vandalismo em Mariluz, a prefeitura diz que está desenvolvendo o programa "Imbé Mais Seguro". A ação inclui a contratação de 40 guardas municipais. Os novos agentes atuarão a partir de 2019.
Além disso, uma parceria entre Brigada Militar e Guarda Municipal está colocando, desde sexta-feira (14), efetivo permanente em pontos movimentados no balneário Mariluz, entre outros locais do município. Sobre as guaritas de guarda-vidas, a Secretaria de Obras e Viação explicou que "está realizando as manutenção das estruturas que sofreram avarias nos últimos meses e também a construção de novas estruturas". O serviço deve ser concluído até a próxima semana.
Confira a situação em outras praias
Os 1,7 mil metros de extensão em vermelho chamam atenção de quem se aproxima da orla de Capão da Canoa. A ciclovia do município não é nova, mas foi revitalizada. No Largo Baronda, operários recuperavam os dois chafarizes concluídos no ano passado. Leia mais na reportagem.
Conhecida pela boa gastronomia e badalação, a praia de Atlântida, em Xangri-lá, conseguiu, depois de vários anos, dar um destino satisfatório a uma área degradada na praça central. Uma estrutura de concreto, que estava abandonada, foi revitalizada e virou restaurante. Leia mais na reportagem.
Imbé foi poupada este ano da ressaca que costuma danificar parte do calçadão da Avenida Beira-Mar. A região da barra foi revitalizada, abrigando um restaurante com mirante para o encontro entre as águas do Rio Tramandaí e o mar. Leia mais na reportagem.
Toda a orla é um canteiro de obras. Com exceção do trecho de 230 metros já finalizado do calçadão, que muitos veranistas comparam a Copacabana, pelo desenho das ondas em pedra portuguesa em preto e branco, o restante é um acúmulo de restos de concreto, montes de tijolos e estruturas em madeira velhas. Leia mais na reportagem.
Uma das novidades do verão em Torres é o novo pórtico do Parque Estadual da Guarita, que a prefeitura promete entregar em duas semanas. É um dos itens da revitalização da área, que começou em 2017 com a construção de novos banheiros próximo ao lago. Leia mais na reportagem.