Inauguração de pórtico, ciclovia com pintura tinindo de nova, restaurante em prédio que estava abandonado, bancos e pergolados para aproveitar o pôr do sol e até um trecho de calçadão que andam chamando de “Copacabana” pelo desenho das ondas nas pedras portuguesas do piso. Cada uma a seu jeito, com mais ou menos investimentos, as principais praias do Litoral Norte prepararam algum mimo para receber os veranistas que, aos milhares, começam a chegar para a temporada.
Imbé foi poupada este ano da ressaca que costuma danificar parte do calçadão da Avenida Beira-Mar. Apenas um pequeno trecho próximo à Rua Bento Gonçalves foi destruído. Na manhã de quarta-feira (12), operários trabalhavam no local.
A maioria dos quiosques estava fechada. Não havia banheiros visíveis ao longo do calçadão, tampouco lixeiras suficientes. Na orla, a guarita 134 está depredada. Em frente à chamada Praça do Daer, máquinas e caminhões aplainavam o terreno para a construção de uma área para estacionamento. Moradores com os quais a reportagem conversou reivindicaram que, no futuro, o local poderia ser transformado em área para eventos.
A região da barra foi revitalizada, abrigando um restaurante com mirante para o encontro das águas do Rio Tramandaí e o mar. Todo o trecho da barra, utilizado para estacionamento de pescadores que costumam utilizar a área, está em bom estado de conservação.
No chamado Lago do Braço Morto, a área de lazer estava em bom estado de limpeza e conservação. Duas funcionárias da prefeitura trabalhavam no local. Enquanto ZH estava ali na manhã de quarta-feira, 12 de dezembro, uma delas retirou vários sacos plásticos do interior do lago e um peixe morto enrolado no entulho. Os brinquedos estavam em boas condições, mas os 11 pedalinhos não estavam disponíveis ao público. Havia dois banheiros químicos posicionados próximo à Avenida Santa Rosa. Um deles estava trancado. No outro, bastante sujo, não havia papel higiênico. As luzes de pelo menos dois postes ao redor do lago estavam acesas às 10h.
CONTRAPONTO
O que diz o prefeito Pierre Emerim da Rosa
"O município nunca esteve tão bem organizado para receber nossos veranistas, a cidade está muito limpa. Nossas vias estão em excelente condições. Há obras de implantação de esgoto cloacal, mas conseguiremos recuperar a tempo do veraneio. Existem avenidas que há 30 anos aguardavam investimento.
O calçadão está pronto. Em frente à praça do Daer, toda a área foi limpa. Vamos organizar o trecho, que será transformado em estacionamento. A cidade está toda iluminada. Temos equipes de capina e roçada permanentes. E isso se estende aos demais balneários, com projetos de revitalização".