Não durou muito a alegria dos veranistas gaúchos que presenciaram uma sequência de dias de mar limpo e quente em janeiro. Há cerca de uma semana, o tom marrom voltou a chamar a atenção e, nesta quinta-feira, parecia estar ainda mais escuro.
Mas o tradicional "chocolatão" não afastou os banhistas da orla. Muitos aproveitaram o dia de sol e temperatura próxima dos 30°C para ir até a beira-mar de Tramandaí. Foi o caso de Bárbara e Franciele Mendonça, mãe e filha, que chegaram perto das 15h na praia, pouco antes do sol se esconder entre nuvens.
– Chegamos e nublou – lamentou Franciele.
Leia também:
Grupo faz campanha para reformar plataforma de Atlântida, danificada após ressaca de 2016
Processo de retirada da baleia encalhada em Atlântida Sul foi retomado nesta quarta-feira
Mesmo sem a presença do sol, a sensação era de abafamento. Isso porque o vento forte dos últimos dias deu uma trégua. Apesar do calor, poucas pessoas se aventuraram na água.
– Em janeiro, estava maravilhoso, a água bem limpa. Agora, essa sujeira – disse Bárbara.
Crianças eram as que mais faziam a festa, sem se importar com o aspecto da água que, apesar de marrom, tinha temperatura agradável.
Sexta-feira será de instabilidade
Pouco antes das 16h, o sol sumiu entre as nuvens e uma chuva fraca começou a cair em alguns pontos. Com o tempo fechado, alguns banhistas aproveitaram para deixar a praia.
Este tempo instável deve permanecer ao longo da sexta-feira. Conforme a Somar Meteorologia, amanhã toda a faixa leste do Estado sofrerá com a atuação de áreas de instabilidade. Os sistemas podem provocar pancadas isoladas no Litoral Norte, Região Metropolitana e Serra.
Apesar da chuva em pontos isolados, o calor persiste. As máximas chegam aos 33°C, na Capital, e 32°C, em Torres e Tramandaí.
Para o sábado, a previsão é de tempo firme no Leste e temperatura elevada, especialmente à tarde. A mínima do Estado será 22°C. Porto Alegre pode ter 35°C, Torres e Tramandaí, 32°C.
O sol deve aparecer nestas regiões pelo menos até o domingo, quando uma nova área de instabilidade vinda da Fronteira Oeste avança sobre todo o Rio Grande do Sul, trazendo chuva generalizada e diminuindo o calor.
Prefeitura proíbe Uber em Tramandaí
O aplicativo Uber, que começou a operar no início de dezembro no Litoral Norte, enfrenta protestos de taxistas e restrições por parte de prefeituras. Nesta semana, a atual gestão do Executivo de Tramandaí assinou decreto proibindo o serviço por um período de 180 dias.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Guto Machado, diz ver o Uber como uma evolução do transporte, mas ressalta que precisa de tempo para discutir sobre o serviço, tratando de questões como cadastramento de motoristas, emplacamento dos carros na região e cobrança de impostos.
– Temos que garantir um serviço eficaz e com igualdade perante os taxistas, além de garantir o direito de escolha por parte dos moradores e veranistas – afirma Machado.
Se algum motorista do Uber for flagrado em Tramandaí nesse período de estudo, sofrerá sanções, como por exemplo, ter o carro guinchado. Em Xangri-lá, no final de dezembro, a prefeitura também publicou decreto proibindo o aplicativo.