Não era o efeito amargado por quem bebeu todas nas noites de Carnaval, mas o mar também ficou de ressaca nesta terça-feira no Litoral Norte. Com maré alta e acúmulo de água na areia, veranistas tiveram de instalar guarda-sóis mais próximos das dunas.
Mesmo com a agitação da água - sinalizada pela bandeira vermelha estendida nas guaritas dos salva-vidas -, banhistas movimentaram a orla de Atlântida durante o dia.
Sinônimo de fim de veraneio para quem volta às aulas ou ao trabalho na quarta-feira, a terça de Carnaval reserva uma sensação de despedida a parte dos veranistas. Mas, com o dia de sol e temperatura de 29ºC, teve quem não se preocupasse com o movimento intenso de retorno na freeway para garantir o bronzeado - como a executiva de vendas Jessica Quadro, 25 anos:
- Só saio da praia quando terminar o sol - contou.
A corretora de imóveis Malu Schneider, 45 anos, também aproveitava a beira-mar nesta tarde nas imediações da plataforma de Atlântida. Ela irá pegar a estrada ainda nesta terça-feira, mas se disse despreocupada, mesmo quando o amigo que a acompanhava indicou o fluxo na freeway: 71 carros por minuto no pedágio de Santo Antônio da Patrulha em direção a Porto Alegre.
- Sempre dou sorte - torceu Malu.
Com o mar agitado e a tonalidade mais escura do que nos outros dias do feriadão de Carnaval, não era grande o número de banhistas que se arriscavam na água nesta tarde. A arquiteta Gisele Lamb, 56 anos, aproveitou um rápido banho apenas para se refrescar.
- Hoje está ruim. Nos outros dias não conseguia sair da água - afirmou.
Pouco antes das 17h, as nuvens começaram a disputar lugar com o sol em Capão da Canoa e Xangri-lá. Conforme o Climatempo, há previsão de chuva para a noite. Já a quarta-feira deve ser ensolarada na região, com temperaturas variando entre 20ºC e 32ºC. Boa notícia para a comerciante Nara Groth, 38 anos, que é moradora de Xangri-lá:
- O feriadão foi ótimo. Bastante gente, praia bem movimentada. Por mim, o verão podia não acabar.
Era a mesma torcida de quem se despedia da praia nesta terça-feira, sem vontade de retornar à rotina.