Em meio ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a youtuber Débora Aladim foi um dos assuntos mais comentados na rede social X durante o domingo (3). Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a professora de 26 anos é conhecida por dar dicas de estudo bem-humoradas.
Débora ganhou espaço nos trending topics do X, antigo Twitter, com memes nos quais aparece com comentários que realizou em edições anteriores do Enem sobre as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, aplicadas neste domingo. A historiada avalia as questões do Enem anualmente, com um olhar crítico ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e bem-humorado.
Os conteúdos e o jeito desinibido da jovem fizeram com que ela caíssem no gosto de jovens do Ensino Médio e outros candidatos do vestibular. Débora acumula mais de 4,3 milhões de inscritos em seu canal no YouTube e 1,4 milhão de seguidores no Instagram.
Início dos vídeos
Débora faz vídeos para as redes sociais com dicas de conteúdos de História para provas e curiosidades sobre a matéria. A página dela no YouTube foi criada quase por acidente, como relatou ao Estadão em 2016:
— Fazia resumos escritos de História e enviava para meus amigos. No Ensino Médio, fiquei sem computador e não podia digitar. Aí eles me pediram para fazer um resumo filmado — contou na época.
Em seu site oficial, a professora afirma que grava vídeo-aulas "há literalmente 11 anos". Débora também apresenta seu perfil no YouTube como "o maior canal feminino de educação da América Latina".
"Sou apaixonada por história e por ensinar! Já fiz parte da jornada de aprovação de milhões de pessoas", diz trecho do texto de apresentação da professora.