O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 será realizado no próximo domingo, dia 10 de novembro. Os participantes responderão a 45 perguntas sobre ciências da natureza e 45 sobre matemática.
Neste ano, foram contabilizados mais de 4,3 milhões de inscritos, sendo 279 mil no Rio Grande do Sul. Entre os inscritos no Estado, 70,4 mil são concluintes do Ensino Médio na rede pública.
O horário da prova é o mesmo do primeiro dia, com exceção do término: o exame no segundo dia encerra meia hora mais cedo, às 18h30min.
Horários
- 12h: abertura dos portões
- 13h: fechamento dos portões
- 13h30min: início da prova
- 18h30min: término da prova no dia 10 de novembro
Os candidatos só podem deixar o local de aplicação com o caderno de questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Não fui ao primeiro dia do Enem, posso ir no segundo?
Os inscritos que não compareceram ao primeiro dia de provas podem participar do segundo dia, mas apenas para obter experiência. É preciso realizar todas as provas e comparecer aos dois dias do Enem para utilizar as notas em programas de financiamento educacional, como Sisu, Prouni ou Fies.
Para o professor do curso Anglo, Alexandre Schiavoni, a tendência é de que a prova siga o padrão adotado nas edições anteriores, já que ciências da natureza e matemática são temas mais "tradicionais".
— Em geral, as questões são distribuídas de um modo mais harmônico, levando em conta os setores particulares de cada área. Por exemplo, nas ciências da natureza em geral apresentam-se 15 questões de cada disciplina (Química, Física e Biologia). Depois, internamente, em cada disciplina há uma certa lógica distribuição na abordagem de temas preferenciais. O mesmo vale para Matemática, há uma lógica interna que se repete na maior parte dos exames — avalia.
Como foi o primeiro dia do Enem
Neste domingo (3), os estudantes participaram do primeiro dia de provas, e responderam questões das ciências humanas e linguagens, além de escrever a redação, sob o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil". O gabarito oficial vai ser divulgado em 20 de novembro e o resultado com as notas deve ser disponibilizado em 13 de janeiro de 2025.