Na prova do primeiro dia do Enem 2024, os candidatos tiveram que responder a questões sobre música, quem iam desde a cantora Rita Lee até o grupo de rap Racionais MC's. Além disso, o exame ainda abordou a novela Escrava Isaura e a série de televisão Game of Thrones. Neste domingo (3), os estudantes resolveram 45 questões sobre ciências humanas, 45 sobre linguagens e ainda escreveram a redação.
Professores consultados por Zero Hora consideram que a prova estava muito bem estruturada, repleta de questões sobre patrimônio cultural, memória e identidade da cultura brasileira. A temática racial e étnica, também muito presente na prova, integrou o assunto da redação, que pediu uma reflexão sobre "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil", e também esteve presente em uma pergunta que fez referência ao movimento Black Lives Matter.
Para o coordenador do curso Poliedro, Luiz Otávio Ciurcio Neto, entre as perguntas na área das ciências humanas, os temas em maior destaque foram Idade Média e mudanças climáticas, abordando terremotos, inundações e desmatamento. No contexto cultural, a prova falou do sucesso internacional de novelas brasileiras na Rússia e Angola, como Escrava Isaura e Roque Santeiro.
— De maneira geral, a prova demonstrou uma abordagem bastante plural, abrangendo temas como regionalismos, variação linguística (exemplificada por termos como "amazonês" e "maranhês"), cultura e religião africana, povos indígenas, meio ambiente, racismo, o papel da mulher na sociedade, memes, fake news e esportes.
Ciurcio Neto classificou a prova de português como "extensa", com textos médios ou longos precedendo as questões, exigindo uma melhor gestão de tempo dos candidatos.
— O exame teve poucas questões técnicas, priorizando a interpretação de textos, com temas relacionados à variedade linguística e à cultura pop. Além disso, o autor Machado de Assis foi citado em pelo menos três obras: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó. Dessa forma, os estudantes que tinham um bom conhecimento das obras do escritor encontraram mais facilidade em responder a essas questões.
No geral, a prova deste domingo foi classificada por professores como bem estruturada, mas sem surpresas. A segunda etapa do concurso será realizada no próximo domingo (10), quando serão aplicados os testes de matemática e ciências da natureza. O gabarito oficial vai ser divulgado em 20 de novembro e o resultado com as notas deve ser disponibilizado em 13 de janeiro de 2025.
Temas abordados no Enem 2024:
- A série de televisão Game of Thrones
- O livro A Culpa é das Estrelas, de John Green
- Sucesso das novelas Escrava Isaura e Roque Santeiro na Rússia e na Angola
- Movimento Black Lives Matter
- Música Holy War, da cantora norte-americana Alicia Keys
- Influenciadores negros, com trecho da música Capítulo 4, Versículo 3, dos Racionais
- Relação de Rita Lee com os fãs
- Rompimento da barragem do fundão
- Chegada da pílula anticoncepcional ao Brasil
- Refugiados e dificuldade de integração na sociedade
- Obras de Machado de Assis: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó
- Variação linguística (exemplificada por termos como "amazonês" e "maranhês")
- Menção à intertextualidade com versos de Caetano Veloso
- Precariedade menstrual
- Imigrantes nos EUA
- Como memes e fake news afetam a educação infantil
- Câncer de mama masculino