Neste sábado (26), 40 voluntários da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) partiram da instituição com o objetivo de promover a solidariedade, mas sem saber seu destino. A iniciativa é do projeto Ônibus do Bem, que propõe voluntariado surpresa, com o mote "Fazer o bem sem olhar a quem". O grupo passou o dia no Movimento por uma Infância Melhor, associação que atende gratuitamente 102 crianças no turno inverso em Porto Alegre.
A organização fica no bairro Jardim do Salso, na Vila Mato Sampaio, e estava com salas precisando de pintura e reformas. Os voluntários dividiram-se em grupos e fizeram um mutirão para revitalização de espaços, criação de uma horta vertical, instalação de prateleiras, ajustes na parte elétrica do prédio e trabalhos de pintura. A PUCRS arcou com as despesas de materiais para as intervenções.
Os trabalhos foram realizados das 9h às 16h. Ao final, as crianças atendidas foram ao local para conferir as novidades. Os voluntários receberam uma apresentação musical organizada pela entidade e fizeram um lanche coletivo junto com os pequenos.
— Essa é minha primeira vez participando, achei muito legal a forma como o projeto é conduzido. A gente entra no ônibus e vai para um lugar desconhecido, sem saber para quem vamos destinar esse tempo e boa vontade. Essa é a proposta, o que importa é ajudar. É isso que faz com que esse projeto tenha uma magia especial, foi o que me encantou — conta a aluna de Administração Bárbara Flach de Bacco, 19 anos.
Em atividade desde 2006, o Movimento por uma Infância Melhor promove ações de educação e cuidado para proteger e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes da comunidade. O grupo oferece de forma gratuita oficinas de música, esporte, alfabetização digital e artes manuais, bem como atividades de apoio escolar.
Ônibus do Bem
Esta é a terceira edição do projeto Ônibus do Bem, que foi criado em 2019 pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, inspirado na iniciativa "Good Bus" que ocorre nos Estados Unidos. Em agosto, voluntários do projeto realizaram intervenções na Escola de Educação Infantil João Paulo II, no bairro Farrapos, que foi atingida pela enchente.
Na primeira edição, realizada em 2019, o Ônibus do Bem levou os voluntários para o Centro de Cultura e Artes Padre Irineu Brand, que atende a mais de cem crianças e adolescentes. A equipe fez a revitalização da área externa, organizando o jardim e uma horta de temperos. Também foi realizada a pintura externa do local.
Agora, a ideia é realizar a ação duas vezes por ano, a cada semestre, segundo a analista de pastoral, Elisa Dickel:
— É muito bonito ver o engajamento da comunidade da PUCRS, tem muita gente de vários setores, eles são muito participativos. É muito gratificante poder conduzir um projeto desse tamanho, que impacta tantas vidas, tantas famílias, e toda a comunidade em que a instituição está inserida.
Toda a comunidade da PUCRS pode participar, incluindo técnicos, professores e ex-alunos. Basta manifestar interesse por meio de um link de pré-inscrição disponível no site ou presencialmente, no Centro de Pastoral e Solidariedade (prédio 15).