Correção: esta é a 17ª edição da Parada de Luta LGBT+, e não a 10ª, cmo publicado entre as 20h42 do dia 29/8 e as 11h32 do dia 31/8. O texto já foi corigido.
A programação da 17ª Parada de Luta LGBT+ começa nesta sexta-feira (30), com uma série de eventos. No domingo (1º) ocorre a tradicional caminhada e diversas atividades culturais. O evento, que promove visibilidade e luta pelos direitos da comunidade LGBT+, também deve gerar impactos no trânsito de Porto Alegre.
Na sexta-feira (30), às 19h, a programação será inaugurada com uma sessão especial no Cinema Capitólio, onde será exibido o curta-metragem documental Ferro’s Bar. A entrada para a sessão é gratuita. Já no sábado (31), o evento Ocupa Sapatão ocorre na Praça do Aeromóvel, ao lado da Usina do Gasômetro, das 14h às 22h.
No domingo (1º), a Parada de Luta LGBT+ começa a partir do meio-dia no Parque da Redenção. Além das atividades culturais, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão presentes oferecendo serviços de aconselhamento, distribuição de preservativos (internos e externos), lubrificantes e autotestes de HIV.
A partir das 17h, trios elétricos conduzirão a multidão até a Orla do Guaíba, onde um palco montado receberá atrações musicais. A caminhada partirá da Redenção, passando pela rua Luiz Englert e pela avenida Loureiro da Silva. Ambas terão o trânsito bloqueado conforme o avanço do desfile.
Trânsito
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou que o acesso de veículos à avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a rótula do Gasômetro e a Rótula das Cuias, será fechado a partir da meia-noite de sábado (31).
A previsão é que o trecho seja reaberto na madrugada de segunda-feira (2), após a desmontagem do palco. No domingo (1º), a partir das 7h, a avenida Setembrina também será bloqueada. Além disso, durante o evento, algumas linhas de ônibus terão seus trajetos alterados.