A Feira do Mel, Rosca e Nata de Ivoti completa o primeiro final de semana de atividades neste domingo (30). Conforme a secretária de turismo do município, Raiama Trenkel, são pelo menos 92 expositores e a expectativa é de que mais de 40 mil pessoas no total compareçam ao evento, superando a marca do ano passado.
Com início na última sexta-feira (28), o evento anual está na 17ª edição e continua tendo atividades na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de julho das 9h às 18h. A secretaria de turismo municipal estima que entre oito e dez mil pessoas estiveram no Núcleo de Casas Enxaimel no sábado (29) – sede da feira, que conta com entrada e estacionamento gratuitos aos visitantes.
Neste ano, é realizada a ação Feira Solidária, na qual a cada um quilo de mel vendido durante a festa, meio será doado para famílias atingidas pela enchente na Região Metropolitana de Porto Alegre. A iniciativa é organizada pela prefeitura da cidade em parceria com a Cooperativa dos Apicultores de Ivoti (Cooapi).
— Ao decidir sobre a realização ou não deste evento, a comissão organizadora debateu sobre a importância das cidades que não foram atingidas pela enchente movimentarem a economia do Estado. Entendemos que é muito importante que essa cadeia econômica seja movimentada para estar gerando emprego e circulação — diz Raiama, ressaltando a importância do turismo na economia local.
Leonir Krug, expositor de mel, destaca a boa presença do público no evento e espera vender entre quatro a seis toneladas do produto, que já estão embaladas para a feira.
— A feira está sendo muito boa, ontem (sábado) superou demais as expectativas de todo mundo, lotou o lugar. Na manhã de domingo, está lotada também. É só vir para cá — convida Leonir.
Além de mel e derivados, panificadores, produtores de laticínios, empreendimentos coloniais, food trucks, brinquedos infláveis, flores e artesanatos integram o evento. Um passeio de trenzinho também é uma das atrações da 17ª Feira do Mel, Rosca e Nata.
*Produção: Maria Clara Centeno