Faleceu nesta quinta-feira (21), em Porto Alegre, o advogado e empresário Edemar Tutikian. Responsável por elaborar e tramitar o projeto de revitalização do trecho 1 da Orla do Guaíba, ele tinha 79 anos e estava internado no Hospital Moinhos de Vento para tratamento de um câncer nos ossos, pulmão e fígado, informou a família.
De origem armênia, Tutikian é natural de Porto Alegre e formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apesar de nunca ter concorrido para um cargo eletivo, atuou fortemente nos bastidores e exerceu diversas funções de importância na política.
Foi diretor do Badesul, secretário adjunto de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul e coordenou “Assuntos Especiais” frente ao gabinete de desenvolvimento de Porto Alegre, durante o governo de José Fortunati. Também mantinha empreendimentos no setor imobiliário.
No X, antigo Twitter, o prefeito Sebastião Melo definiu Tutikian como “um grande amigo e parceiro da prefeitura”.
“Entre outros feitos, foi um dos principais condutores do processo do trecho 1 da Orla. Merece todo reconhecimento”, escreveu.
Para Glenio Bohrer, amigo e colega de Tutikian no gabinete de desenvolvimento de Porto Alegre, sem a presença do advogado nos projetos — do trecho 1 da Orla e do Cais Mauá — “as coisas não teriam ido adiante”.
— Eu acho que a cidade, de certa forma, deve muito a ele. Acredito que essa trajetória do projeto da Orla, dadas as dificuldades que existiram e que poucas pessoas sabem nessa trajetória, não tivesse à frente uma pessoa com determinação, agilidade, capacidade de negociação, não teria saído do papel — destaca Bohrer.
Amigo de longa data de Tutikian, o publicitário José Luiz Fuscaldo revela que a paciência do advogado foi fundamental para “resolver ponto a ponto o projeto do Cais Mauá”.
— Foi o cara que desembaraçou todo o projeto, como o registro da área do Cais Mauá, que não existia. Ele foi resolvendo ponto por ponto, com muita paciência — revela.
Edemar Tutikian tinha uma vida tranquila, era muito apegado à família e estava sempre bem-humorado, os amigos o descreveram como uma pessoa carinhosa, gentil e agregadora. Fuscaldo destaca que, ao visitar o amigo no hospital na última segunda-feira, ele estava “de bom humor e gentil” em meio ao seu quadro de saúde.
O velório será realizado nesta sexta-feira (22), das 8h às 12h, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Edemar Tutikian deixa a esposa, Jane Tutikian, a filha Fernanda, o filho Cristiano e dois netos.