Faltando três meses para os desfiles das escolas de samba no Carnaval de Porto Alegre, o ritmo nos barracões do Porto Seco é intenso. As agremiações das séries ouro e prata trabalham na montagem dos carros alegóricos e das fantasias. O ritmo é adiantado, tendo como foco os dias 23 e 24 de fevereiro de 2024.
Até o momento, as escolas de samba ainda não receberam aportes financeiros do poder público municipal – o que deve ocorrer no início do mês de janeiro. Enquanto isso não ocorre, cada agremiação encontra alternativas para avançar nos projetos artísticos.
Atual campeã do carnaval de Porto Alegre, a Estado Maior da Restinga tem os quatro carros em avançado estágio de montagem. Uma lista, localizada ao lado de cada um dos veículos, determina o que ainda precisa ser feito.
O presidente da escola, Aldo Luis Rabelo Carlos, calcula que até o final deste ano já terá três carros alegóricos finalizados. Segundo ele, tudo é feito com o envolvimento direto dos 2,5 mil componentes da agremiação.
— Estamos fazendo tudo isso agora, contando com a verba que virá ali na frente. Agora, contamos com a ajuda de amigos, o cartão de crédito indo para lá e para cá...tudo isso para montar a Restinga em busca do bicampeonato — ressaltou.
No barracão da Realeza, que também disputa a série Ouro em 2024, o ritmo é mais lento, mas ainda dentro do cronograma da diretoria. A desmontagem dos carros alegóricos do desfile deste ano ocorreu em julho e, agora, é feita a montagem das novas estruturas.
—Agora, o trabalho começa a ficar mais intenso. Enquanto montamos os carros aqui no barracão, as fantasias são produzidas nos ateliês na comunidade, com as nossas costureiras —revelou o presidente da agremiação, Mauro Corrêa Santos.
Preocupação com a segurança
Além dos obstáculos financeiros que as escolas já enfrentam, havia até junho deste ano dificuldades com roubos, invasões e casos de vandalismo no complexo. Com a contratação de uma empresa de segurança privada, por parte da prefeitura, as escolas afirmam que o problema foi resolvido.
— A prefeitura atendeu o nosso pedido por mais segurança. Aqui é como se fosse a nossa segunda casa. Hoje, com a chegada das equipes de monitoramento, conseguimos chegar com segurança não importando a hora — ressaltou a presidente da União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa), Kelly Ramos.
Os ingressos para os desfiles de 2024 já estão à venda pelo site. Os valores variam de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil. Os desfiles das escolas de samba dos Grupos Ouro, Prata e Tribos começam no dia 23 de fevereiro, com as apresentações das escolas da Série Prata: União da Tinga, Império da Zona Norte, Academia de Samba Praiana e Academia de Samba Puro. A Série Ouro conta com os desfiles da Copacabana, Acadêmicos de Gravataí, Imperatriz Dona Leopoldina, Fidalgos e Aristocratas e Bambas da Orgia.
O segundo dia da Série Prata terá Império do Sol, Protegidos da Princesa Isabel, Filhos de Maria e Unidos da Vila Mapa. A Série Ouro contará com os desfiles da Unidos de Vila Isabel, União da Vila do Iapi, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba e Realeza.