Ocorreu neste domingo, a escolha da Corte do Carnaval 2024 de Porto Alegre, no Complexo Cultural do Porto Seco, zona norte da Capital. A noite, que contou com diversas surpresas como o show dos intérpretes da Capital, coroou Evelyn Sousa (19 anos, Estado Maior da Restinga) como Rainha, Janaína Pereira (28, Praiana) como primeira Princesa e Nicoly Gonçalves (18, Acadêmicos de Gravataí) como segunda Princesa. Junta-se a elas o atual rei Momo, Pablo Gawlinski (Japa), reconduzido ao cargo.
Nem a chuva estragou a animação das torcidas. O que se viu foi um público de aproximadamente 700 pessoas transformando em festa o barracão B1 do Complexo (a ideia inicial era fazer ao ar livre). Como novidade, o evento contou com ingresso solidário mediante doação de um quilo de alimento não perecível. Os produtos arrecadados serão doados para os caseiros e trabalhadores do local.
O corpo de jurados precisou escolher as eleitas em meio a um grupo de 18 candidatas. Foram considerados critérios como sociabilidade, facilidade de expressão, simpatia e samba no pé. Fizeram parte do time Audrey Soares (designer), Daniel Cavalheiro (bailarino, modelo, ator), Henry Ventura (secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre), Glau Barros (cantora) e Seguidor F (rapper e comunicador da RBS TV).
Vale lembrar que, em 2023, quem carregou as faixas da Corte foram a Rainha Virgínia Rosa, da Filhos de Maria, e as princesas Andriele Paré Brum, da União da Vila do IAPI, e Bruna Campos, da Fidalgos e Aristocratas.
O concurso da Rainha do Carnaval é uma realização da prefeitura de Porto Alegre, União das Entidades Carnavalescas de Todos os Grupos e Abrangentes de Porto Alegre (Uecgapa) e União das Escolas de Samba de Porto Alegre (Uespa).