Olá, Elói! Você está recebendo uma carta de si mesmo escrita em outubro de 2023. Não se assuste. O futuro reserva tantas mudanças que você não acreditaria se eu contasse agora. Nem tente entender como fiz para que essa carta chegasse às suas mãos neste ano de 1970. Você tem 11 anos e já pode ser considerado um adolescente em muitos aspectos, até mesmo um jovem adulto. Decidi voltar no tempo para te alertar sobre alguns pontos que podem ser determinantes para o seu futuro. Sei o quanto você é curioso e sonhador, mas também conheço bem sua ansiedade e preocupações.
Você tem uma vida maravilhosa, com tudo o que uma criança precisa para se desenvolver e tomar as decisões mais adequadas. Sei que está apreensivo por ter que mudar de escola, mas será necessário continuar seus estudos em um colégio maior, com novos colegas e professores. Você terá que limitar algumas atividades que gosta muito. Além disso, precisará mudar seu sotaque. Sua forma de falar carrega uma característica de sua língua de berço que tanto ama. Lembra o acolhimento e o aconchego de casa, a proximidade segura com seus irmãos, pais e avós. Mude, mas não a esqueça.
Terá que se concentrar no português culto, que fará uma grande diferença e será crucial para o seu futuro. Isso não significa que você deve esquecer o italiano. Continue brincando seu jogo predileto das duas línguas para passar o tempo. Daqui a mais de 50 anos, ainda terá essa mania. Suas raízes serão a base para você poder visitar lugares incríveis no futuro, conhecer museus fantásticos em Florença, Roma, Milão e estudar obras originais de pessoas muito famosas que transformaram o mundo com seus talentos, habilidades e ideias. Tudo isso, graças à língua que aprendeu em casa. No entanto, não se esqueça do português, você nem imagina o quanto precisará dele.
Procure aproveitar todas as oportunidades mesmo que pareçam impossíveis. Dê preferência ao que gosta. Faça tudo da melhor maneira.
Você tem uma vida feliz, é bem cuidado e protegido. Tem muita sorte de ter uma família maravilhosa. Não precisa se preocupar tanto com coisas que não fazem sentido. Isso só atrapalha seu sono e tira momentos que podem contribuir mais para seu bem-estar. Apenas deixe a vida seguir de forma serena. Não sofra tanto com as broncas de seus pais, eles estão apenas orientando você a escolher os melhores caminhos. Procure não fazer nada que possa comprometer seu futuro. Deixe seus pensamentos criativos voarem, voarem para além dos vales e montanhas que cercam sua casa, pois o mundo é grande e seu futuro é ilimitado.
Mesmo tão jovem, tenha responsabilidade em seus pequenos afazeres e obrigações. A responsabilidade será um fator importante em toda a sua vida. Mesmo que enfrente alguma situação difícil, nunca seja desonesto. Sei que você já omitiu uma torção no tornozelo, aguentou a dor e tentou esconder o inchaço do pé porque aquele dia deveria ser dedicado aos estudos, não ao futebol. Sei que, muitas vezes, gostaria de ouvir sim. O não, conforme a ocasião, dói, mas tem que ser aceito quando dito por alguém que te protege e educa.
Ser espontâneo é ótimo, mas procure falar o suficiente e necessário para ser entendido e, se possível, ser agradável para deixar feliz quem está ao seu lado. Se tiver dúvidas sobre como proceder, tente imaginar como gostaria que alguém falasse com você. Cuide muito com as palavras, pois elas podem doer mais do que seus joelhos esfolados nos tombos com seu carrinho de lomba. Procure não guardar mágoa nem magoe ninguém. Lembre-se de que há pessoas que não conseguem esquecer um desaforo. Tenha grandeza, faça favores, ajude outras pessoas, mesmo com pequenos gestos.
Nunca inveje os outros, seja por condição econômica, aparência ou qualquer outro motivo. Procure não se magoar nem ficar ressentido. Se em algum momento for inevitável, procure superar rapidamente. Olhe para si e valorize o que tem de bom, mas não se esqueça de reconhecer seus defeitos. Muitas vezes, não os vemos.
Você pode continuar pensando bastante no seu futuro. Se ficar ansioso, não roa as unhas nem perca o sono. Procure lembrar de coisas que acalmam. Muitas vezes, a preocupação de hoje não faz sentido amanhã, na semana que vem ou no próximo mês.
Seja resiliente e compreensivo. Sei que se preocupa bastante só em pensar que um dia você terá que viver o mundo dos adultos. Os problemas deles normalmente são complexos, mas à medida que o tempo passa, você também aumentará as capacidades para entendê-los e resolvê-los.
Saiba que, mesmo 53 anos depois desta data que estás lendo essa carta, após ter conquistado infinitamente mais do que os sonhos que você tem, sinto uma saudade profunda, que me realiza, mas também dói e me emociona. Sim, muitas vezes gostaria de voltar no tempo. Tenho uma gratidão imensa pelo que você está vivendo agora. E acredite, uma saudade irremediável da maravilhosa convivência com os irmãos, dos gols no intervalo da aula, de andar descalço, das pequenas cavalgadas, de subir nas árvores, colher a melhor fruta, do cheiro da uva madura entrando pela janela do quarto nas noites de verão, do barulho da água da fonte correndo 24 horas por dia ao lado de casa, do sorriso fácil e dos dias de festa.
Está aqui, guardado em algum lugar muito especial e intocável. Tão bem guardado que me machuca muito quando tento, mas não consigo lembrar de mais detalhes de ti, do que está vivendo e de todos aí que você quer bem. Nunca, nunca desista de seu futuro. Por aqui, eu garanto que não vou desistir de relembrar e guardar muito bem meu passado.