Professor de Filosofia Política na Universidade Harvard, o norte-americano Michael Sandel, 70 anos, é um dos poucos filósofos pop do mundo. Autor dos best-sellers Justiça – O que É Fazer a Coisa Certa e A Tirania do Mérito, Sandel presidiu a Comissão de Bioética da Casa Branca e venceu o Prêmio Princesa das Astúrias de Ciências Sociais. Seus livros foram traduzidos para 27 idiomas. Nesta conversa com GZH por videoconferência, realizada antes de sua palestra no Fronteiras do Pensamento, marcada para a próxima quarta-feira (9/8), Sandel critica a meritocracia e diz que elites são arrogantes por não reconhecerem que, muitas vezes, seu sucesso deriva do esforço de suas famílias. Ao assumirem conquistas dos outros como suas, têm menos empatia com os desfavorecidos.
Com a Palavra
Notícia
Michael Sandel, convidado do Fronteiras do Pensamento: "A humildade é uma virtude cívica em falta, especialmente nas elites financeiras"
Filósofo político estará em Porto Alegre na próxima semana para uma palestra sobre a instabilidade das democracias contemporâneas
Marcel Hartmann
Enviar email