Foi lançado na manhã desta quarta-feira (14) um aplicativo de celular desenvolvido para unir pessoas físicas e jurídicas com abrigos e casas lares que precisam de ajuda e doações. O aplicativo, que pode ser encontrado através do nome "Adote um amanhã" foi desenvolvido em parceria com Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), a Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do RS (Sucesu-RS) e a GX2 Tecnologia.
Por enquanto, apenas os 70 abrigos e casas lares de Porto Alegre, que abrigam cerca de 800 crianças e adolescentes, podem se habilitar. Quem se cadastra como doador acessa um menu que apresenta a opção "necessidades das casas".
Ao clicar, aparecerem itens necessários, que vão desde equipamentos eletrônicos, entretenimento e até serviços, como atendimento de dentista, médico e corte de cabelo. Em cada necessidade, é descrita a quantidade necessária e qual instituição pede. O voluntário também pode oferecer alguma ajuda, com as opções de bens ou serviços. É possível, por exemplo, ofertar oportunidades de profissionalização, educação, alimentação, entre outros.
— Eu não tenho condições de atender o que foi pedido, mas tenho condições de ofertar horas de voluntariado, ou de fazer uma leitura, de fazer uma palestra em gestão, em saúde. Enfim, o céu é o limite — exemplifica a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga.
O aplicativo está disponível na Play Store para usuários Android e App Store para iPhone.