Está em desenvolvimento um aplicativo que pretende auxiliar pessoas físicas e jurídicas com a intenção de obterem informações sobre os desejos das crianças e adolescentes e também as necessidades das casas de acolhimento e atendê-los, além de oferecer bens e serviços. O termo de cooperação técnica para a produção, hospedagem e manutenção do aplicativo para celular Adote um Amanhã será assinado na próxima segunda-feira (23).
A ideia do aplicativo partiu da Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu/RS) e o objetivo é ajudar a atender as necessidades individuais e coletivas de 738 crianças e adolescentes do acolhimento institucional de Porto Alegre e dos 71 abrigos e casas lares.
O documento será assinado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Associação dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Rio Grande do Sul (Sucesu/RS), Fundação de Assistência Social e Cidadania de Porto Alegre (Fasc) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A Agência Experimental de Engenharia de Software, da PUCRS, é a responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. A cerimônia de assinatura do termo ocorrerá no Auditório do Parque Esportivo da PUCRS (Prédio 80), às 14h.
— As necessidades são muitas, existem termos de parcerias em que o básico é ofertado, mas aquela vaga de trabalho, aquela cota de aprendizagem, aquele videogame, enfim, aquele plus do curso de inglês, um tratamento ortodôntico... Será que a gente não consegue proporcionar isso? Fica o convite tão logo o app esteja rodando! — destaca a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga.
Em comemoração ao Dia Nacional da Adoção (25), além da assinatura do termo, as crianças e adolescentes do acolhimento institucional de Porto Alegre serão recebidos no Parque Esportivo da PUCRS, das 14h às 17h30min, para uma tarde lúdica e esportiva, em espaço projetado e destinado a experiências com atividades físicas e incentivo ao cuidado com a saúde de forma integral, em uma ação promovida pelo MPRS, PUCRS e Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.