Já é tradição para fiéis dos municípios do Vale do Sinos fazer a romaria até o Santuário Sagrado Coração de Jesus, em São Leopoldo, na Sexta-Feira Santa. Neste dia 7, a previsão é de que 40 mil pessoas compareçam ao local — maior número registrado nos últimos três anos.
De acordo com o padre Resende, pertencente à Companhia de Jesus, a expectativa de público é similar ao que costumava ocorrer antes da pandemia:
— É encantador. Voltaram a vir mais famílias, grupos de amigos e ciclistas celebrar sua fé.
Em 2019, neste dia, o local recebeu entre 50 e 60 mil pessoas. Em 2020 e 2021, estava fechado em razão da covid-19. E em 2022 foram calculadas 30 mil pessoas.
Aberto desde às 4h nesta sexta-feira (7), a programação do santuário, também conhecido como Padre Reus, se estende até as 17h30min. Durante esse período, haverá padres a postos recebendo confissões e diáconos dando bênçãos. Às 15h, data em que Jesus teria vindo à óbito, está prevista ainda a Celebração da Paixão de Cristo. Na ocasião, será feita a leitura da palavra e exposta uma cruz para os fiéis prestarem reverência.
— É um dia que foi todo pensado para lembrarmos da morte do senhor Jesus — salienta o padre Resende.
Além de celebrar a Sexta-Feira Santa, o pároco lembra que os fiéis que comparecem ao santuário também vão para prestar homenagem ao Padre Reus, que está em processo de beatificação no Vaticano. A romaria ocorria, aliás, antes mesmo da construção do santuário, entre os anos de 1958 e 1968, porque é lá onde ele está enterrado.
Além dos funcionários, o santuário conta neste dia com o trabalho de 30 voluntários.
Confira a programação do resto da Semana Santa:
8 de abril – Sábado Santo
Missa às 18h (Vigília Pascal)
9 de abril – Páscoa na Ressurreição do Senhor
Missas às 8h, 9h30min, 11h, 15h e 16h30min