A chegada de um novo ano é sempre recheada de expectativa e desejo. E sendo a curiosidade um fator inerente à existência humana, tentar dar uma espiadinha no futuro é algo convidativo. Por isso, o Diário Gaúcho buscou religiosos que praticam a vidência por meio da leitura de cartas, como o baralho cigano e o tarô, ou também através do jogo de búzios.
O ano que começa neste final de semana será regido pelo orixá Oxalá, conforme orienta o batuque do Rio Grande do Sul, religião de matriz africana seguida pelos ouvidos nesta reportagem. Além disso, acompanham Oxum e Iemanjá. Por isso, deve ser um ciclo bastante ligado à natureza, principalmente, à água. É preciso estar atento ao movimento do mar e às possíveis catástrofes envolvendo esta força.
É um ano em que usar branco para receber o novo ciclo será realmente uma boa escolha, assim como o amarelo. E passar a virada próximo das águas, uma tradição para quem costuma ir ao Réveillon no Litoral Norte, também é indicado para atrair boas energias e renovação.
Na leitura de baralho cigano e do tarô, feitos por Mãe Michelly da Cigana, de Alvorada, e o cartomante Juan Belmonte, além do jogo de búzios do Pai Ricardo de Oxum Yecari, ambos da Capital, 2023 é um ano de manutenção e calmaria, costumeiro dos anos regidos pelo orixá de domingo (o dia em que inicia o ano indica o orixá que o regerá). O primeiro semestre do ano deve ser mais de ajustes e “entrada nos eixos”, tanto no cotidiano quanto em esferas mais importantes, como a política. Confira o que dizem os videntes ouvidos pelo DG sobre diversos outros temas:
CLIMA
Cartomante Juan
“Ano de 13 luas cheias e 12 luas novas, com muitas oscilações de temperatura durante, na metade do período. É um ano com eclipses solares e lunares, que afetam nas nossas relações consigo mesmo e nas pessoais.”
Mãe Michelly da Cigana
“É um ano que devemos ter preocupação com as águas. Cuidados nos banhos de mar e, principalmente, para quem trabalha com navegação.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Ano regido por orixás de águas, forças da natureza. Teremos um primeiro semestre instável, com chuvas fortes e tempestades. É ano de redobrar cuidados com a força da água, com mar revolto.”
SAÚDE
Cartomante Juan
“É preciso redobrar os cuidados com doenças ligadas ao sangue, como anemia, lúpus e leucemia.”
Mãe Michelly da Cigana
“Ainda teremos a covid-19 por mais este ano, mas não será algo que nos fará parar a vida novamente. Entretanto, é preciso se prevenir financeiramente, pois haverá alguma mudança importante nos planos de saúde, o que pode gerar longas discussões na Justiça. A saúde mental também deve ser preocupação, é preciso cuidar disso. Um grande e importante hospital do país deve encerrar as atividades.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Ano regido por orixás da cabeça, portanto, ano de saúde em evolução, descobertas, avanços. Mas, também um ano de reforço nos cuidados com a saúde mental, para que se evite a entrega para questões mentais, como a depressão.”
ECONOMIA/EMPREGOS
Cartomante Juan
“Tempo de ser protagonista e fazer tudo bem-feito. Propício para quem tem um cargo estável buscar mudanças, promoções. Para quem segue em busca de trabalho, é um ano para colher o que ainda não veio.”
Mãe Michelly da Cigana
“Este é um ano de equilíbrio, com muita abertura para empreendedorismo, principalmente, para mulheres. Pessoas que seguem procurando trabalho há muito tempo podem acabar encontrando caminho na abertura do próprio negócio. Também é um ano em que muitas pessoas devem retomar empregos antigos dos quais haviam saído.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“É um ano de reconstrução, equilíbrio, com muitas transições, principalmente, na política. Há clareza e positividade no caminho de quem procura trabalho.”
BRASIL/GOVERNO LULA
Cartomante Juan
“Ano de avanços, principalmente, na área da educação. A posse do presidente Lula deve ter uma grande projeção, mas o ano não pode ser guiado pela impulsividade nas decisões, sob o risco de fracasso e reprovação.”
Mãe Michelly da Cigana
“Vejo coisas relacionadas a brigas e traição, o que pode representar o cenário político. Será um primeiro semestre de reorganização, onde muitas coisas importantes acabarão ficando em segundo plano por entraves burocráticos. Na metade do ano, mudanças devem começar a colocar as coisas mais nos trilhos, com maior pensamento coletivo e preocupação com o outro. Também vejo algo novo no sentido de moradia, talvez uma nova oportunidade de adquirir casa própria, diferente de outros programas já existentes.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“O início do ano é arrastado, com um pouco de dificuldade para que as coisas engrenem, mas, até a metade do ano, o país estará de mãos dadas. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro não devem resistir com manifestações por muito tempo.”
RIO GRANDE DO SUL/GOVERNO LEITE
Cartomante Juan
“É um ano de amadurecimento, com o Estado saindo de um cenário de estagnação. Mas esse período de colheita será mais evidente no segundo semestre.”
Mãe Michelly da Cigana
“Estado vem guiado por um homem de boas ideias, que é Eduardo Leite. Entretanto, é preciso que ele tenha cuidado com os que o cercam, algumas pessoas podem prejudicar seu crescimento no cenário nacional e, por consequência, um governo positivo para o Estado. Ainda assim, vejo que será um ano de avanços para o Rio Grande do Sul. A região da Serra deve gerar alguns problemas para o Estado, mas ainda não está claro o quê.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“O desejo do governador Eduardo Leite em ter uma projeção nacional indica que será um ano de esforço para elevar a régua dos trabalhos políticos no Estado.”
SEGURANÇA
Cartomante Juan
“É um ano que aponta para calmaria, mas isso caminha junto com a necessidade de evitar atritos e brigas desnecessárias.”
Mãe Michelly da Cigana
“É um ano de dificuldade, principalmente, para membros das forças de segurança. Vejo muita violência contra policiais. Também vejo alguma fatalidade relacionada a uma agente policial mulher, algo que será notório.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Tendência um ano tranquilo, mais ligado a seguimento do que já se tem, com a população mais sensata.”
GRÊMIO
Cartomante Juan
“Vejo algumas quebras de contratos entre time e jogadores, mas novas contratações devem marcar a temporada. Foco neste 2023 para o Grêmio é reestruturação e reorganização.”
Mãe Michelly da Cigana
“O Grêmio sai de algo ruim e caminha com organização. Não vejo títulos, apenas a necessidade de cuidados com novas alianças para que a fase ruim não retorne.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Ano de reconstrução, sem títulos. O Grêmio focará em organizar a casa e não corre risco de um novo rebaixamento.”
INTER
Cartomante Juan
“Contratações marcantes, ano de crescente e com a possibilidade muito grande de um título relevante.”
Mãe Michelly da Cigana
“É um ano feliz para o Inter, com algo novo no horizonte. Pode ser um título, entre novembro e dezembro. Mas, isso depende da contratação de um jogador experiente, acima dos 30 anos, que deve marcar o ano no time.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Ano para continuar brigando na ponta entre os times do cenário nacional. A peça-chave para esta sequência está na manutenção de Mano Menezes como treinador.”
FAMOSOS
Cartomante Juan
“O primeiro ano de reinado de Charles III será de equilíbrio e comunicação, além de caber a Charles o papel de ‘defensor da fé’ dos britânicos na família real e em suas tradições.”
Mãe Michelly da Cigana
“O Papa Francisco terá um ano tranquilo em saúde, mas vejo ele se afastando em definitivo das funções da igreja, talvez renunciando ao cargo. Outro nome querido por todos, Silvio Santos deve seguir afastado das telas, tratando questões de saúde no Exterior.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Vejo uma doença grave para uma grande personalidade conhecida, o cantor Roberto Carlos.”
FATO QUE MARCARÁ 2023
Cartomante Juan
“Não vejo um fato específico, mas um ano de fertilidade e procriação. Pode ser positivo para quem tenta há tempos ter filhos.”
Mãe Michelly da Cigana
“Vejo que será um ano de grandes constatações relacionadas à possibilidade de vida fora da Terra, com mais evidência sobre o tema surgindo. E também uma entrada significativa de dinheiro para o Brasil, algo que não está sendo esperado.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“Será um ano de grande avanço na saúde, provavelmente, com a descoberta de nova vacina ou cura para uma doença que assola a humanidade há muito tempo.”
RITUAIS E DICAS
Cartomante Juan
“O banho de Oxalá é um dos rituais para a chegada no novo ano, principalmente, para quem não estará próximo das águas. Trata-se de um banho feito do pescoço para baixo com o caldo de canjica branca. As cores do ano serão branco, azul, amarelo e vermelho.”
Mãe Michelly da Cigana
“Esse é um bom ano para se entrar vestindo branco, azul ou amarelo e perto das águas. Na ceia de Ano-Novo, montar uma mesa com frutas do ano também é uma dica, como coco, limão, melancia, melão, maçã-verde etc.”
Pai Ricardo de Oxum Yecari
“É um ano clássico para usar o branco na virada. Ano regido por números múltiplos de oito.”