Após dois anos, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) voltou a premiar a cultura gaudéria. O evento, que começou na sexta-feira (18) e terminou nesse domingo (20) em Santa Cruz do Sul, consagrou o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, como o vencedor da modalidade Danças Tradicionias Força A, a mais disputada na modalidade de adultos.
O CTG é heptacampeão do Enart — em 2018, já havia conquistado a Força A seis vezes. O Rancho da Saudade também saiu vencedor nas categorias de Concurso Literário Gaúcho - Contos, com Everton luis dos Santos Campos. Em 2019, o campeão da Força A havia sido o CTG Tiarayú, de Porto Alegre. Já o vencedor da Força B neste ano foi CTG Sentinela do Forte, de Caçapava do Sul.
Neste ano, além das competições em 20 modalidades, duas novidades foram incluídas: uma categoria de dança gaúcha de salão para pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e uma apresentação ao ar livre para a população de Santa Cruz do Sul, uma forma de popularizar a arte.
O Enart é organizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), conta com patrocínio da prefeitura de Santa Cruz do Sul e da Fruki e recebe financiamento da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul (Sedac-RS).
Confira os vencedores em algumas categorias:
Danças Tradicionais - Força A:
- 1º lugar: CTG Rancho da Saudade (Cachoeirinha)
- 2º Lugar: CTG Tiarayú (Porto Alegre)
- 3º lugar: CTG M'bororé (Campo Bom)
- 4º lugar: CTG Aldeia dos Anjos (Gravataí)
- 5º lugar: PTG Bocal de Prata (Osório)
Danças Tradicionais - Força B:
- 1º lugar: CTG Sentinela do Forte (Caçapava do Sul)
- 2º lugar: CTG Os Desgarrados (Guaporé)
- 3º lugar: CTG Gaspar da Silveira Martins (Ajuricaba)
- 4º lugar: CTG Estância Velha da Tradição (Santana do Livramento)
- 5º lugar: CTG Felipe Portinho (Marau)
Concurso literário gaúcho - contos
- 1º lugar: Everton Luis dos Santos Campos (CTG Ranho da Saudade)
- 2º lugar: Suzana Cappelaro Zamin (CTG Querência do Prata)
- 3º lugar: Lucas Almeida de Oliveira (CTG Vaqueanos da Tradição)