O coronavírus deixou tristeza para milhares de famílias, mas também houve quem conseguiu passar pelos primeiros 12 meses da pandemia superando obstáculos, distribuindo amor e inspirando pessoas. GZH conta histórias inéditas e revisita outras três publicadas ao longo de 2020. Elas mostram que, mesmo em meio às dificuldades, é possível encontrar esperança e compartilhá-la. Conheça, abaixo, a história de Samuel:
Uma das atividades escolhidas pelo estudante Samuel Erhart Robinson, nove anos, de Novo Hamburgo, para passar os dias em casa durante a pandemia de coronavírus ganhou asas e voou junto a milhares de leitores espalhados pelo Brasil. Entre março e junho de 2020, Samuel escreveu o livro O Menino e a Casa na Árvore: entre sonhos e pesadelos, de 99 páginas. Os 500 exemplares da obra fizeram tanto sucesso que o valor arrecadado será usado para a sequência da obra.
— Por conta da volta às aulas, estou mais lento. Mas pretendo finalizar o segundo livro neste ano. Estou lendo mais livros de aventura para ter ainda mais referências para o meu processo criativo — explicou o menino à reportagem, em entrevista realizada por videochamada.
O Menino e a Casa na Árvore: entre sonhos e pesadelos foi o primeiro de uma trilogia, e conta a história de Gabriel, que, depois de construir uma casa na árvore com a ajuda do irmão mais velho e de três amigos, encontra um misterioso botão dentro da construção que os leva a novas e emocionantes experiências.
A obra de Samuel também foi publicada na plataforma de leitura digital Árvore, que pode ser acessada por mais de 1 milhão de alunos que a utilizam. A equipe pedagógica da plataforma desenvolveu um projeto de leitura relacionado ao livro, destinado aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Chamado de Trilhas de Leitura, ele pode ser aplicado nas escolas parceiras e, em casa, pelas famílias, que têm a opção de seguir roteiro elaborado pelo time de especialistas. Em apenas uma semana na plataforma, em 2020, o livro somou mais de 300 leituras entre alunos.