Conhecida por ser uma das cidades com a maior presença de afrodescendentes no Estado, a cidade Pelotas terá a presença de duas mulheres negras na corte da 28ª Fenadoce, que será realizada em 2020. A escolha foi feita em cerimônia no Centro de Eventos da feira, na noite de quinta-feira (21).
A nova corte é formada pelas baronesas Taila Freitas Xavier, 22 anos, Julia Eisenhardt de Mello, 26 anos, e Driélli da Rosa Lacerda, 26 anos. As candidatas passaram por uma série de atividades preparatórias para o concurso como palestras, workshops e análise de perfil.
O formato da corte foi mudado neste ano. Em vez de rainha e princesas, as representantes começaram a ser chamadas de baronesas. A mudança, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), entidade organizadora da Fenadoce, tem o objetivo de retomar a história de Pelotas e seu patrimônio cultural. Além disso, coloca as três escolhidas em uma mesma posição — sem distinção entre uma e outra.
A 28ª Fenadoce será realizada em Pelotas entre 29 de maio e 14 de junho de 2020. Criado em 1986, o evento recebeu 246 mil visitantes na sua ultima edição e contabilizou mais de 1,3 milhão de doces vendidos.