O forte sol do início da tarde desta quarta-feira (20) não espantou as cerca de 400 pessoas que participaram de uma ação alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Estudantes, professores, servidores e funcionários da instituição se reuniram em frente ao prédio da reitoria para realizar a terceira edição da Foto Coletiva das Pessoas Negras da UFRGS.
Com balões e cartazes que formavam a frase "UFRGS negra", centenas de pessoas se ajeitavam para caber no enquadramento da foto, enquanto a estudante de Ciências Sociais Morghana Benevenuto, uma das organizadoras do evento, segurava um megafone para dar as diretrizes de posicionamento aos presentes.
A jovem afirma que um dos principais objetivos da ação é promover a união e a reunião dos alunos negros da instituição.
— Essa foto faz com que as pessoas negras da universidade se vejam e, ao identificarmos pessoas parecidas com a gente, criamos um elo de acolhimento e conforto neste espaço. Além disso, este registro prova que existimos, que estamos produzindo conhecimento e vivendo essa política pública, que foi resultado da luta de muitas pessoas durantes décadas — diz a estudante.
Presente desde a primeira foto coletiva, Davi D’Ávila, aluno do curso de Administração, observa que é notável a crescente participação e o engajamento das pessoas na atividade:
— O aumento do número de pessoas é explícito. Na primeira foto, cabíamos todos no palco. Hoje, já não conseguimos fazer isso. Não estamos sós, somos vários e seremos cada vez mais.
A professora do Departamento de Artes Dramáticas da UFRGS Celina Alcântara tem o mesmo desejo de Davi.
— Meu sonho como docente e o da universidade é que as pessoas negras da instituição não caibam em uma única foto e somente na frente da reitoria. Almejamos o dia em que várias fotos terão que ser tiradas para mostrar que somos muitos — diz.
Antes do registro fotográfico, foi apresentado um trabalho cênico que fazia uso de referências de danças afro, cantos e orações. Além disso, o grupo de slam (poesia falada) "uni (verso)" levou ao público diversos poemas.