As inscrições para o projeto de Zero Hora que seleciona estudantes de Jornalismo começam na segunda-feira (12). Convidamos Bibiana Davila, 23 anos, aluna do sexto semestre da UFRGS e hoje assistente de conteúdo em ZH, a descrever como foi sua participação na edição de 2018. Confira.
No final da rua da casa dos meus pais, em Novo Hamburgo, vive Claudete Melo, cabeleireira que passa grande parte do tempo ajudando crianças carentes por meio da ONG Arautos da Aparecida. No último ano, quando Zero Hora anunciou mais uma edição do Primeira Pauta, eu decidi contar a história dela. Ao mesmo tempo, ao redor do Estado, outros estudantes de Jornalismo aproveitavam a oportunidade para contar trajetórias inspiradoras que conheciam em suas comunidades, de Tuparendi a Pelotas, passando por Caxias do Sul, Santa Maria, Osório e muitas outras.
Abrir os olhos e encontrar pautas em meio ao nosso cotidiano é apenas um dos aprendizados do concurso. Outra lição fundamental é a de que nada no jornalismo é construído por uma pessoa só: reportagens são resultado de conversas, de troca de experiências, de envolvimento humano.
E, se isso fica claro desde as primeiras etapas do projeto, quando saímos à rua sozinhos em busca de uma boa história, quando os cinco finalistas se reúnem na Redação de ZH se torna ainda mais óbvio que o jornalismo é uma atividade em equipe.
Tive a sorte de dividir essa experiência com outras quatro gurias que sentiram o mesmo: Andressa Motter, da UFSM, Bianca Obregon, da Unipampa, Mariana Hallal, da UFPel, e Vanessa Pedroso, da FSG. Nenhuma de nós era de Porto Alegre, mas juntas conseguimos enfrentar os desafios da cidade e do Primeira Pauta. No ano passado, ao perguntar a Bianca, que veio a Porto Alegre pela primeira vez para o concurso, qual era a maior diferença entre São Borja e a Capital, ela brincou comigo: “Qual a diferença? Não tem nada igual!”.
Depois de passar uma semana na Redação, acompanhar o fechamento do jornal, conversar sobre rádio com Rosane de Oliveira e Daniel Scola, ouvir sobre as reportagens inspiradoras da Aline Custódio e do Mateus Bruxel, ter uma aula sobre texto com Itamar Melo, falar sobre jornalismo investigativo com o Grupo de Investigação da RBS (GDI), não pude deixar de me sentir exatamente como a Bianca. Não há nada igual a uma redação. Então, não perca sua chance de passar por aqui.
O Convite dos Profissionais
O Primeira Pauta permite que os futuros jornalistas vivam a Redação integrada, entendendo como funciona a produção de conteúdos que abastecem Zero Hora, Diário Gaúcho, Rádio Gaúcha e GaúchaZH. Essa experiência também faz com que a gente se aproxime e aprenda com profissionais que formarão a Redação do futuro.
O Primeira Pauta, com as palestras anuais que fazemos nos 26 cursos de Jornalismo, é nosso principal ponto de contato e troca de experiências com o ambiente acadêmico, que forma os futuros jornalistas. Contribuímos com nossa vivência e aprendemos com as expectativas e as boas ideias que os estudantes trazem.
Como participar
- As inscrições para a 11ª edição do Primeira Pauta começam na segunda-feira, dia 12 de agosto, e seguem até 13 de setembro.
- Os participantes precisam estar matriculados entre o terceiro e o sexto semestre dos cursos de Jornalismo de universidades públicas ou privadas do RS e ter mais de 18 anos.
- Neste ano, na primeira etapa, o candidato precisa descrever uma peculiaridade de sua cidade (pode ser uma riqueza natural, um personagem, uma história).
- Além de um texto escrito com até 3 mil caracteres, a novidade desta edição é a criação de um minipodcast, em que o estudante é o apresentador, com até três minutos. Os 15 finalistas da primeira fase terão de produzir um vídeo sobre o mesmo tema para a escolha dos cinco vencedores.
Cronograma
- 12/8 a 13/9: inscrições.
- 21 e 22/9: divulgação dos 15 finalistas.
- Até 27/9: envio do vídeo para a segunda fase.
- 8/10: 15 finalistas participam do Seminário Dia Primeira Pauta, em Porto Alegre, quando são anunciados os cinco vencedores.
- 21 a 25/10: imersão dos cinco vencedores na Redação, com bate-papos e atividades jornalísticas.
Veja o regulamento e faça sua inscrição em bit.ly/primeirapauta2019.