Depois de vistoria, realizada na manhã desta sexta-feira (01), os bombeiros emitiram nota informando não vão se opor à realização dos desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro .
A Justiça havia concedido um prazo de 24 horas para que fosse emitido um laudo que liberasse o Sambódromo para desfiles, que começam nesta sexta, com a Série A. O Corpo de Bombeiros informou que, apesar do laudo favorável para que os desfiles ocorram, ainda há pendências de anotações de documentação legal por parte da Marquês de Sapucaí. Entretanto, a corporação ressalta que essas anotações não são impedimento para que o evento ocorra.
A vistoria começou no setor 2, com a verificação dos camarotes. Os bombeiros conversaram com trabalhadores que estavam no local e fotografaram algumas estruturas. A corporação informou que, em 2018, notificou a Riotur para legalização do espaço no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico.
Leia a nota na íntegra
"O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa que, por determinação judicial e como já previsto no cronograma de grandes eventos da corporação, realizou, na manhã desta sexta-feira (01), vistoria prévia no Sambódromo com fins de subsidiar a decisão sobre a concessão de uma autorização especial.
A corporação esclarece, ainda, que entregará o laudo técnico às autoridades do Judiciário, adiantando que, no momento, não se opõe à realização do evento. No entanto, há pendência de documentação por parte do responsável legal da Sapucaí, como Anotações de Responsabilidade Técnica de instalações elétricas e estrutura (que são pareces de Engenharia e Arquitetura), por exemplo. O CBMERJ reforça que atua conforme legislação vigente. Em março de 2018, a corporação notificou a Riotur para legalização do espaço no que diz respeito à segurança contra incêndio e pânico.
Durante os dias de desfiles, o Corpo de Bombeiros estará presente no local com cerca de 200 militares, além de viaturas de atendimento pré-hospitalar e de combate a incêndio, como parte da tradicional Operação Carnaval da instituição para reforçar a segurança no local".