O primeiro casamento gay celebrado por um pároco da Igreja Anglicana está marcado para a noite deste sábado (24), na Grande São Paulo. A cerimônia, segundo informações do site de notícias G1, terá como protagonistas duas noivas: Erika e Allana.
Elas são dentistas e se conheceram em uma festa há três anos. Apaixonaram-se e foram morar juntas. Decidiram realizar o casamento religioso em um sítio em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Isso só se tornou possível porque, em junho, após mais de duas décadas de discussões, a assembleia de bispos e clérigos das 10 dioceses da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil aprovou a união entre duas pessoas, independentemente do gênero.
— Sempre fui praticante do cristianismo e depois que passei a me relacionar com a Allana busquei por uma igreja que me abraçasse, não que me apontasse. Cheguei até o anglicanismo por sugestão do meu irmão, que estuda ciências da religião e me disse que esta era uma igreja inclusiva, de todos — relatou a mineira Erika Ramos Oliveira Bortolassi, 31 anos, já utilizando o nome de casada no civil.
Responsável pela celebração do casamento entre Erika e Allana, o pároco Arthur Cavalcante, afirma que a cerimônia será tradicional, como o rito que uniu o príncipe Harry com a atriz Meghan Markle, em maio deste ano, e o primo da rainha Elizabeth, lord Ivar Mountbatten, com o parceiro James Coyle, em setembro, que também são anglicanos.