Depois de um taxista ser multado em Santa Maria por usar bombacha e alpargata para desempenhar a atividade – que é uma concessão pública –, a prefeitura trabalha para regulamentar a pilcha gaúcha como uniforme para o exercício da atividade.
No momento, a Procuradoria Jurídica do município avalia a possibilidade de rever o decreto de 2016, de autoria da prefeitura, que tem a competência de regulamentar a vestimenta dos taxistas.
Pelo documento em vigor, esses profissionais podem usar camisa (social/ pólo de manga curta ou longa) nas cores azul e branca e calça social ou jeans (nas mesmas cores). Outro detalhamento do decreto especifica que o cinto deve ser social e na cor preta. Os calçados devem ser fechados e pretos. Já para o inverno são permitidas casacos e jaquetas da cor preta.
A prefeitura adiantou a GaúchaZH que a alteração no decreto deve ter como base uma lei estadual de 1989 que oficializa a indumentária gaúcha como traje de honra e oficial de uso em todo o Estado.
Multa e repercussão
Após ser notificado três vezes, entre 2016 e 2017, por não cumprir com os requisitos de vestimenta previstos em lei, o taxista Ricardo dos Santos Gonçalves, 50 anos, afirma que não está infringindo a lei, mas “vivendo as tradições e se vestindo como um gaúcho”:
_ É uma escolha de vida (andar pilchado). Tenho história de campo, sou de uma família criada no campo. Não me conheço, por gente, sem estar em um cavalo. E mais: nunca cogitei trocar de roupa. Até porque isso faz parte de quem eu sou.
O caso e a repercussão fizeram, inclusive, que o prefeito Jorge Pozzobom, nesta semana, postasse uma foto nas redes sociais, ao lado do taxista, sinalizando que já trabalha para alterar o decreto em vigor.
Taxista há 30 anos, ele cita que, nesses dias de verão com altas temperaturas, a bombacha é um alívio:
_ Coloquei a bombacha como uma forma de me adaptar ao entra e sai de dentro do carro, ainda mais nesses dias de calor. O que acontece? A calça jeans é muito apertada e o cara acaba suando muito. E num dia de calor, por exemplo, tu chacoalha a bombacha e tu já te refresca desse calor.
A prefeitura ainda não deu prazo de quando passará a valer a nova modalidade de vestimenta aos taxistas de Santa Maria.