Foi pensando em tornar as salas de aula um espaço mais atrativo para o desenvolvimento da criatividade que Cristiano Triches, 29 anos, projetou mesas em formato de piano, foguete e paleta de cores. Como estagiário da Secretaria de Educação (Smed) de Passo Fundo, o estudante do décimo semestre de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Imed , no campus da cidade, faz parte do programa Minha Escola de Cara Nova, da prefeitura, que busca melhorar as condições de infraestrutura das instituições de ensino.
Veja também:
Um lugar para ir todos os dias, mas especialmente no final de semana
Panda de 23 anos dá à luz dois gêmeos e bate recorde de idade para uma mãe da espécie
Gestante espera por quadrigêmeos em produção independente
– As crianças estão sempre imaginando, sonhando, rabiscando suas ideias. Então por que não colocar em prática a imaginação dessas criaturinhas? E isso muda o cotidiano delas, o mobiliário torna o ambiente mais funcional e didático – conta Triches.
Além de móveis, intervenções também são feitas para tornar os ambientes mais coloridos com pinturas e reformas. Desde o ano passado, dez escolas já contam com mobília lúdica. O projeto do mobiliário é desenvolvido após visitas às instituições e conversas com crianças, professores e a comunidade. Duas semanas é o tempo médio que Triches e o mestre de obras da Smed Rui Pereira levam para fazer os móveis.
– Visitamos escolas todos os dias para ver a necessidade de mudança do ambiente escolar. É um processo que não para. Estamos diariamente pensando, discutindo diferentes formas e materiais a serem utilizados – relata o estudante.
Para Triches, poder colocar em prática o que o curso de Arquitetura e Urbanismo pode transmitir é "gratificante":
– É muito bom ver as crianças interagindo com o mobiliário, ver que elas estão integradas com esses ambientes. No meio de tantos problemas na educação, saúde e segurança, exercermos nosso papel de cidadão é essencial para termos bons resultados futuros.