Embora um botão para o acesso da lista de aprovados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) tenha aparecido no site do programa na manhã desta segunda-feira, data em que a lista deve ser divulgada, candidatos não conseguiram visualizar o conteúdo. A dificuldade de acesso motivou uma série de reclamações, mas o Ministério da Educação (MEC) argumenta que a lista "não foi publicada ainda".
Candidata a uma vaga no curso de Psicologia da Feevale ou da Unisinos, Duane Hendges relatou que, quando clicava no botão para visualização da lista, o site do Prouni a redirecionava para a página inicial.
– Entrava a mesma página – afirmou Duane, que tenta acessar a lista desde as 9h. Depois, o botão desapareceu do site, conforme a candidata.
Leia mais:
Pesquisa na internet ajudam a comprar material escolar mais barato
Hora de se preparar para a escola
De olho na página do Prouni desde as 6h, a estudante de Direito da PUCRS Eduarda Abreu enfrentou o mesmo problema. Ela disse que visualizou o botão, mas que, ao clicar nele, foi redirecionada para a mesma página.
– Parecia que eu estava dando F5 – relatou a candidata.
Ela está no quinto semestre do curso e espera conquistar uma vaga no Prouni para poder aliviar as contas, que ficaram apertadas com os aumentos anuais da mensalidade. Devido ao problema no site, Eduarda tentou acessar a lista pelo aplicativo do programa no celular, mas também não conseguiu.
Reação nas redes sociais
O problema também foi comentado por candidatos no Twitter. "Site do #PROUNI resolveu brincar de pique esconde só pode....", comentou um usuário. "Só queria que esse Prouni parasse de zoar com a minha cara", reclamou outra.
O fato de o botão ter sido tirado do site foi um dos motivos dos comentários no microblog. "Tiraram a opção de 'ver resultado', era só uma pegadinha! Cadê as câmeras?#ProUni#ProUni2017", tuitou um usuário. "Agora o #Prouni não está mostrando nem a opção de ver o resultado. Que maravilha", ironizou outra.
MEC diz que lista "não foi publicada ainda"
A assessoria de imprensa do MEC afirmou que não há nenhum problema no site do Prouni e que a lista de candidatos aprovados na primeira chamada do programa "não foi publicada ainda". O fato de o botão para o acesso da lista ter sido incluído e retirado da página não foi comentado.
Conforme o MEC, o conteúdo "está sendo preparado para publicação". A pasta acrescentou ainda que, conforme o edital do programa, "não há horário específico para publicação do resultado, que ocorrerá no decorrer do dia".
Prouni oferece mais de 200 mil vagas
O Prouni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior de todo o país. A seleção dos candidatos, é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Neste processo seletivo, são oferecidas 214.110 bolsas de estudo, número que representa crescimento de 5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram ofertadas 203.602 bolsas. Do total de bolsas ofertadas, 103.719 são integrais e 110.391 parciais – o governo federal cobre 50% da mensalidade. O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 20 de fevereiro. Aqueles que não forem selecionados ainda terão a chance de participar da lista de espera nos dias 7 e 8 de março.
Leia as últimas notícias