Um levantamento realizado pelo Ministério do Esporte revelou que 45,9% dos brasileiros são sedentários. A pesquisa, elaborada em 2013 e divulgada na última semana, mostrou que quase metade da população nacional não praticou nenhuma atividade física durante o ano.
Praticar atividade física na primeira fase da vida pode estimular o hábito mais adiante
Separado por gênero, o índice de sedentarismo nas mulheres chega a 50,4%; nos homens, é de 41,2%. Categorizados por faixa etária, a dos idosos entre 65 e 74 anos registra o maior índice de sedentarismo, com 64,4%; jovens, entre 15 e 19 anos, representam o menor número: são 32,7%.
7 dicas para fugir de doenças típicas do inverno
Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que as pessoas realizem algum tipo de atividade física pelo menos três vezes na semana, com duração mínima de 30 minutos.
Leia outras notícias do dia
Leia outras notícias de saúde
Entre as desculpas mais recorrentes estavam a falta de tempo, o desinteresse por exercícios e a escassez de dinheiro. Para o educador físico e coach Cristiano Parente, vencedor do concurso Personal Trainers To Watch, realizado pela Life Fitness, há caminhos básicos para inserir a atividade na rotina. Veja alguns:
Alongue-se e conheça 10 benefícios dessa prática
- Escolher uma atividade física que seja estimulante e prazerosa, além de entender de maneira mais detalhada todos os benefícios que ela pode trazer para a pessoa, não só esteticamente, mas em todo o seu organismo, são fundamentais para que o primeiro passo no combate ao sedentarismo seja dado.
- O conhecimento do funcionamento do corpo humano agregado à prática de atividade física faz com que os exercícios se tornem mais interessantes. Essa estratégia vale não só para a prática da musculação, nas academias. Vale também para corrida em parques, natação, ciclismo ou para qualquer tipo de exercício que a pessoa se sinta estimulada a fazer.
- Entenda o exercício que está realizando, como e quais melhorias ele pode trazer, saber regular, mudar e alternar de maneira consciente e com autonomia, gera uma necessidade fisiológica de buscar se mexer e que se torna a mais efetiva motivação.
- Varie as atividades. Em um dia, uma caminhada. No outro, uma pedalada. Entender e colocar essas práticas na rotina darão excelente resultado fisiológico do corpo, além de servir como motivação para a manutenção da regularidade nos exercícios e de proporcionar distintos trabalhos para os diferentes componentes da aptidão física geral, trabalhando o organismo como um todo.
Curta nossa página no Facebook