O meme é uma ideia que se espalha de forma viral na rede. Como uma gíria, é absorvido e compartilhado por inúmeras pessoas, até vazar as quatro linhas da web. Relembre dez dos mais memoráveis desses vinte anos.
O Brasil S2 a internet: os 20 anos da rede no País
Conheça dois brasileiros pioneiros que, em 1995, já navegavam na web
1. Peanut Butter Jelly Time (a popular "bananinha dançante"): em 2002, poucas animações eram possíveis de ser enviadas a amigos. Uma delas era uma bananinha que dançava ao som da música Peanut Butter Jelly Time, da nada conhecida banda The Buckwheat Boyz. O meme ganhou inúmeras versões e paródias.
2. Sanduiche-iche-iche: Em 2005, uma nutricionista chamada Ruth Lemos, em entrevista à Rede Globo, se complicou com o retorno e acabou gerando um dos vídeos mais engraçados da velha rede.
3. "Ai ai aaaaaaaaaaai": atual senador, Lasier Martins, na sua época de colunista da RBSTV, foi fazer uma reportagem na Festa da Uva e tomou um choque em uma das frutas dispostas para apreciação dos presentes. A internet jamais o deixou em paz depois disso, repetindo à exausão "deste lado aqui, Pederneiras"
4. Jeremias muito louco (ou "o cão foi quem botou pra nóis beber"): Jeremias foi um cidadão que concedeu entrevista a um programa de televisão após ser detido por dirigir bêbado. Pelo teor da entrevista, não adiantava muito negar as acusações.
5. É tetraaaaaaaaaa: o que, na TV durou míseros 10 segundos, está para sempre eternizado na rede mundial. Na final da Copa de 1994, ao ver Baggio chutando a bola sobre o travessão do gol de Taffarel, Galvão Bueno criou o elhor jeito de comemorar o fim de qualquer coisa: "acaboooooooooou... é tetraaaaaaaaaaaaaaaaaa!"
6. Avaiana de Pau: o nada ortodoxo meio de educação infantil criado pelo grupo de humor Mundo Canibal no início dos anos 2000 ficou muito popular. "Quando u curíntia perde a culpa é minha..."
7. Batman - Feira da Fruta: dois garotos resolveram, lá em 1981, redublar um episódio da série de TV dos anos 70 com o homem-morcego. Mais de 20 anos depois, alguém colocou o vídeo no YouTube e pronto.
8. Guilherme Zaiden: se você viveu intensamente a popularização do YouTube, ali por 2006, conhece Guilherme Zaiden. Um adolescente com dom para o humor, Guilherme reuniu milhões de views em vídeos como "Confissões de um emo" e "Jesus te Ama".
9. "Oi FeRRRnanda! Tudo bom?": se o seu nome é Fernanda _ como o desta pobre repórter _, certamente já o ouviu pronunciado assim, com o R marcado. Isso se dá graças a um garoto chamado Josias, que, movido pelo recente amor por uma Fernanda, resolveu gravar um vídeo para conquistá-la. Resultou no maravilhoso "Josias - Muito Tosco".
10. Não estou disposta: no primeiro episódio da atual novela das nove, Babilônia, a personagem de Glória Pires, tentando se esquivar de um compromisso, proferiu a maravilhosa _ e centena de vezes repetida_ frase "não estou disposta".