Fatores como depressão, problemas na tireoide, uso de medicamentos e diminuição da produção hormonal são algumas das causas para a diminuição do desejo sexual feminino, mas nem sempre. A verdade é que a educação sexual e comportamental recebida, o estresse do dia a dia, a preocupação com a casa, o trabalho e os filhos são os grandes vilões da sexualidade feminina.
O tema voltou à tona quando um marido frustrado com as constantes negativas da mulher em fazer sexo elaborou uma tabela na qual listou todas as desculpas utilizadas por ela. O levantamento gerou repercussão não apenas pelo teor das justificativas - "Estou muito cansada", "Preciso de um banho" ou "Amanhã levanto muito cedo" -, mas pelo número de vezes em que o casal consumou o ato: 3!
- O que deixa claro nesse caso é que o marido quer realmente transar com ela e não com outra pessoa e, por isso, se deu o trabalho de fazer uma lista. Que homem gostaria de estar no lugar dele? E uma mulher fica confortável em dar desculpas de forma tão seguida? - diz a especialista médica e sexóloga Jaqueline Brendler.
Para a especialista, ele bolou um plano para mostrar a ela o problema em uma tentativa de alguém que está sofrendo com a ausência da sexualidade:
- Eu tentaria convencer os dois a procurar ajuda por meio da terapia de casal, porque problema sexual é do casal e não de um só.
No Brasil, pesquisas indicam que cerca de 25% das mulheres sofrem com a baixa libido, média similar a outros países. Com o tempo, afirma a profissional, as relações de longo prazo propiciam o surgimento do problema, porém, isso não é regra.
<P.SEGUNDO as desejo.<p o resgatar é fácil mais ajuda, procurar e problema conta dar-se casal antes Quanto solução. tem mas multifatoriais, são feminina libido falta da causas Jaqueline, do de>
- Durante a fase da paixão, o desejo vai sempre bem. Nunca atendi alguém apaixonado no início de relação com problema de desejo. Mas com o tempo em quem realmente mais surge é na mulher.
E quem casa faz menos sexo? Jaqueline é enfática:
- Não, isso é uma mentira! O casamento não acaba com a libido. Tenho pacientes de 20 anos que estão em uma relação há muito tempo e não têm vontade de transar porque deixaram de namorar ou de usar a criatividade a dois, assim como atendo senhoras que mantêm o mesmo parceiro por uma vida inteira e ainda assim continuam desejando-o intensamente.
Mas, afinal, qual a frequência sexual ideal? Esse número não existe, desista. A quantidade ideal de vezes com o parceiro é aquela que equilibra o desejo de ambos, seja uma vez por mês ou todos os dias. Segundo a especialista, o brasileiro está acima da média, num total de 2 a 3 vezes por semana.
- Depende da faixa etária, do momento pelo qual passa o casal. Os casais não têm de ficar preocupado com a frequência, mas sim com a qualidade. Essa é a que importa - finaliza.