Um par de tênis e um pouco de disposição é tudo o que você precisa para começar a caminhar e sair da vida sedentária. Uma pesquisa realizada pela Proteste, entidade civil de defesa do consumidor, revela que a caminhada é o exercício preferido dos brasileiros. A atividade foi escolhida por 44% das mulheres e 41% dos homens entrevistados.
Cerca de 7 mil pessoas no Brasil, Espanha e Itália participaram dessa pesquisa. Entre os três países, o Brasil possui a população mais sedentária. Pelo menos 40% dos brasileiros não pratica atividades físicas, enquanto na Espanha o percentual é de 21% e na Itália 33%.
O estudo mostra que as pessoas que moram perto do litoral se exercitam mais do que as de outras regiões. E ainda, segundo a pesquisa,quanto mais tempo o indivíduo está parado, menor é o estímulo para voltar a mexer o corpo.
Deixe a preguiça de lado, mas seja realista
Se você está há muito tempo parado não é do dia pra noite que vai se transformar em atleta. Seja realista e respeite os limites do seu corpo. Por isso a caminhada é um bom "termômetro" para ir medindo aos poucos os resultados alcançados.
Uma caminhada de trinta minutos queima de 500 a 1.000 calorias. Mas se isso é muito pra você, comece com dez minutos, ou divida esses 30 minutos em três momentos do dia. Além de fortalecer os músculos, caminhar diminui os riscos de doenças do coração, hipertensão, diabetes e fraturas ósseas.
Durante e depois da caminhada, é liberada a endorfina, substância responsável pela sensação de prazer, e por consequência, redução da ansiedade e estresse.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a prática de exercícios por pelo menos 150 minutos por semana, que podem ser 30 minutos, cinco vezes por semana. Pessoas com doenças crônicas devem consultar um médico antes de começar uma atividade física.