Com o alerta dos meteorologistas para a baixa umidade do ar no Estado, os gaúchos devem tomar cuidados para evitar desidratação das vias aéreas e dos olhos, que pode se tornar porta de entrada para vírus e bactérias causadoras de doenças respiratórias.
Segundo o pneumologista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Paulo Goldenfum, a falta de partículas de água na atmosfera afeta um grande número de pessoas nesta época do ano.
- A população em geral sofre, mas principalmente as crianças e os idosos, que têm a saúde mais frágil. Com a umidade baixa, os olhos, o nariz e a garganta, ressecados, provocam sangramentos - explica.
Há ainda aquele grupo de pessoas que já são portadoras de doenças respiratórias que, com a falta de chuvas, sofrem uma relevante piora de suas enfermidades, necessitando, ainda mais, de cuidados especiais em dias como esses.
- A chuva, além de trazer a umidade, faz uma faxina no ar. Sem ela, a poluição aumenta, e quem tem problemas respiratórios como asma, bronquite, enfisema, têm a doença agravada - complementa.
Recomendações médicas:
:: Beber muita água
:: Usar colírio de soro fisiológico para os olhos e narinas
:: Umidificar ambientes através de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água
:: Evitar exercícios físicos das 11h às 15h, horários de maior incidência solar
:: Sempre que possível, se proteger do sol
:: Usar de cremes hidratantes no corpo ajuda a renovar a umidade da pele