Um dos problemas que o Brasil ainda enfrenta é a falta de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho. A taxa de participação desse grupo é bem baixa, sendo que apenas 28,3% apresentam uma ocupação. Os dados são da pesquisa “Pessoas com Deficiência e as Desigualdades Sociais”, divulgada em setembro de 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Para equalizar os números, empresas têm criado iniciativas que visam a contratação e o acolhimento de PcD. O Grupo Andreazza, por exemplo, trabalha desde 2009 com o Eficiência em Ação. Trata-se de um programa que procura desenvolver a criatividade, o trabalho em equipe e as habilidades dos funcionários com deficiência, além de disseminar a importância do respeito à diversidade em toda a empresa.
O projeto prevê encontros regulares com atividades lúdicas, artesanato, música eteatro, entre outras dinâmicas que estimulam habilidades psicomotoras, profissionais e sociais dos mais de 130 colaboradores com deficiência contratados pela rede.
– O Eficiência em Ação também fez com que a empresa passasse a dar atenção especial aos clientes com deficiência. Criamos formas de facilitar o acesso desses consumidores nas lojas e desenvolvemos treinamentos internos para capacitar os funcionários a atender as PcD – ressalta a gerente de Recursos Humanos do Grupo Andreazza, Cleonice Riconi.
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Cultura de inclusão
Para atender pessoas com deficiência de maneira mais rápida e eficiente, todos os caixas são prioritários nas unidades do Super Andreazza, do Vantajão Atacado e do Supermercado Vantajão.
– Transformamos todos os caixas de atendimento em preferenciais porque, quando temos guichês específicos, as pessoas nas filas se sentem isentas da responsabilidade, direcionando quem precisa para eles. Mas em dias de movimento, os caixas preferenciais vão estar igualmente lotados. Por isso achamos essencial que todos os guichês estejam disponíveis para clientes com deficiência e outras prioridades – explica Cleonice.
Além disso, a área de Recursos Humanos da rede promove treinamentos para que os funcionários saibam lidar e direcionar os clientes. As capacitações ocorrem logo no ingresso do colaborador e também ao longo do ano, com programas voltados a desenvolver tanto aspectos pessoais quanto profissionais.
– O objetivo do Grupo Andreazza é que essas iniciativas se tornem algo natural no ambiente de comércio. Isso porque elas têm o poder para mudar a cultura da sociedade, facilitando, assim, que todas as pessoas adotem esse costume de sempre dar preferência a quem precisa – conclui Cleonice.
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