Uma casa "íntima" e que revela o perfil de seus moradores, passando longe de qualquer modismo ou tendência. Mais do que definir este projeto, um apartamento com dois terraços no bairro Moinhos de Vento, o arquiteto Eduardo Felin, titular do escritório Projete Bem, segue este conceito como norteador de seu trabalho em arquitetura de interiores. Não espere, conta ele, encontrar dois trabalhos parecidos em seu portfólio. O motivo?
– Eu tento buscar a cara da pessoa. E também tenho como premissa usar o que ela tem anterior ao novo projeto, para criar uma ligação de histórias, para que ninguém se sinta caindo de para-quedas na casa nova – explica.
Originalmente com três quartos, o imóvel agora conta com dois dormitórios e uma área social ampliada, assim como mais interligada. Nenhuma questão estrutural foi alterada, apenas os vãos possíveis foram abertos – o que não foi pouco, como visto na porta de correr com duas folhas com 2m de largura cada, que separa a sala da TV da cozinha com charmosa copa. Bem neutros, os materiais alteram-se entre a madeira, como no piso de carvalho, e paredes brancas ou cinza (tinta Cinza Asfalto, da Suvinil).
Para a sala da TV, Eduardo desenhou o rack em madeira que ganhou um toque vintage com a laca alto-brilho e criou a composição de quadros que conta com uma camiseta da Seleção Brasileira, com assinatura do time que disputou a Copa do Mundo de 1978. Neste setor, as poltronas antigas de família ganharam novo tecido roxo da marca Designers Guild, e uma poltrona de couro.
Com jeito de casa
Na cozinha, a luminosidade foi reforçada com o uso de novos revestimentos, como as bancadas de marmoglass e as paredes em mármore de Carrara com veios bem demarcados. Uma grande transformação foi promovida nesta área, onde antes havia ambientes de serviços, como depósito e lavanderia. Executada à época da obra pela LF Lareiras, a coifa com pintura automotiva em tom terroso tem motor externo. Ou seja, todo o barulho fica do lado de fora do ambiente.
No outro terraço, valorizado com um solarium de ferro e vidro, mais um ambiente de estar é montado com sofás e vegetação abundante – atmosfera natural reforçada pelas imagens emolduradas de páginas de livros.
Integração
Uma abertura de quatro metros integra a sala da TV com um novo espaço reformado com jantar e cozinha. A cristaleira azul é desenho do arquiteto para compor com os demais móveis, e a pedra é um mármore de Carrara.
Solarium
De ferro e vidro, a estrutura de um dos terraços criou o belo efeito de um jardim de inverno, com imagens de livros emolduradas e tapete nepalês.
Retrofit
A cristaleira antiga de madeira ganhou nova pintura em laca verde na parte externa – por dentro, ainda exibe o tom original. Rústica, a mesa do home office é da marca Madeira Brasil e amplia a tonalidade natural já reforçada pelo piso de carvalho.