Com o frio e a Copa do Mundo transmitida pela televisão, ficar em casa ganha um recanto quase obrigatório: o do sofá. Um dos móveis mais importantes da sala – além do tamanho, é ao seu redor que muitas vezes o layout das demais peças é definido – o sofá precisa de atenções simples na hora da escolha. Além de uma medida que não prejudique a circulação, o design de braços, estrutura e até a maciez devem ser levados em consideração.
No quadro abaixo, Luciano Mota Lopes, gerente comercial da América Móveis, de Minas Gerais, enumera quatro pontos importantes de observar durante a pesquisa em lojas e sites especializados.
Reunião de tendências
Na Casa Cor São Paulo, dois ambientes com modelos distintos: ao topo, a Sala da Biblioteca, de Rosa May; acima, a Casa Arcos, de Leo Shehtman.
Cuidados que valem a pena
Idosos e crianças
Para pessoas idosas, que têm dificuldade de se levantar do sofá, a sugestão é escolher modelos com inclinação menor, que não afundem tanto. Para crianças, convém eleger estofados mais baixos e com braços de pouca altura, evitando possíveis quedas.
Tipo de ambiente
Um sofá para a sala de estar é diferente de um para a sala de TV. No primeiro caso, recomenda-se um estofado firme, para que seja possível sentar de forma mais reta. Já um móvel indicado para o home theater deve ter um assento mais mole e fofo, pois se trata de um local de relaxamento.
Limpeza
O couro natural, por exemplo, raramente vai ter problemas de manchas. Também é interessante ver opções de tecidos com lavagem a seco.
Percintas e molas
Vale sempre conferir a estrutura de cada peça, assim como se a espuma do assento é mais dura do que a do encosto.